sábado, outubro 15, 2011

Destaques nos cinemas






MISSÃO MADRINHA DE CASAMENTO
(Bridesmaids, EUA, 2011) de Paul Feig
Comédia. Garota é convidada para ser madrinha e responsável pela despedida de solteira de sua melhor amiga, o que resultará em muita confusão.




COPACABANA
(França, 2010) de Marc Fitousse
Comédia. Senhora de espírito jovial tenta dar uma guinada em sua vida após descobrir que a sua única filha tem vergonha do seu estilo de vida.




A PELE QUE HABITO
(La Piel Que Habito, Espanha, 2011)
Drama. Cirurgião plástico decide se vingar de um grupo de homens que estupraram a sua filha.





ENTRE SEGREDOS E MENTIRAS
(All Good Things, EUA, 2010) de Andrew Jarecki
Suspense. Rapaz da alta classe se envolve com uma garota humilde até que, de repente, esta desaparece.





TUDO PELO PODER
(The Ides of March, EUA, 2011) de George Clooney
Drama. Ao se aventurar numa campanha política, um jovem extremamente ético se decepciona com este meio.






O PALHAÇO
(Brasil, 2011) de Selton Mello
Comédia. Após passar a vida toda trabalhando como palhaço de circo entra em crise o que faz buscar por novas experiências.

sexta-feira, outubro 14, 2011

Lançamentos em DVD/Blu-Ray




VIOLÊNCIA E PAIXÃO
(Gruppo di Famiglia in un Interno, Itália/França, 1974) de Luchino Visconti
Drama. Professor solitário tem a sua rotina alterada com a chegada de novos inquilinos no seu prédio.




TURNÊ
(Tournée, França, 2010) de Mathieu Amalric
Drama. No auge da carreira, produtor de televisão francês larga tudo para buscar sucesso profissional nos EUA.




INCÊNDIOS
(Incendies, Canadá, 2010) de Denis Villeneuve
Drama. Casal de irmãos que vivem no Canadá decidem ir a um país do oriente médio para descobrir o passado dos seus pais.





NAMORADOS PARA SEMPRE
(Blue Valentine, EUA, 2010) de Derek Cianfrance
Drama. Mesmo diante de uma crise conjugal, casal de namorados recordam bons momentos para saber o significado do amor.

quarta-feira, outubro 12, 2011

Tela Super8: Leningrad - "Malen´kiy Mal´chik"

Uma Vida Iluminada (Everything Is Illuminated, EUA, 2005) de Liev Schreiber é um bonito filme sobre descorbetas e origens, mas o que me conquistou foi a sua ótima trilha sonora, com destaue para a música "Malaen´kiy Mal´chik" da banda punk rock da Rússia chamada Leningrad.

segunda-feira, outubro 10, 2011

Cisne Negro



O balé Lago dos Cisnes conta a estória de uma princesa que sofre de uma maldição: de dia é um belo cisne branco; a noite se materializa em forma humana. A única forma de quebrar o feitiço é encontrar o homem dos seus sonhos. Mas o preterido é seduzido por um cisne negro confundindo-o com a amada. Diante da confusão, a maldição não pode ser quebrada terminando na morte trágica de ambos.
Já o filme Cisne Negro conta a estória de Nina, uma bailarina perfeccionista de 28 anos que realiza o grande sonho de se tornar a estrela da compania ao protagonizar o clássico O Lago dos Cisnes de Tchaikovsky. No decorrer dos ensaios, Nina interpreta primorosamente o Cisne Branco, uma personagem frágil e sensível; mas o seu calcanhar de Aquiles é dar vida a sedutora e lasciva Cisne Negro. A pressão é tanta para causar impacto como Cisne Negro que Nina começa a ter visões a ponto de não saber o que é realidade e ilusão.
Tendo como referência o clássico Repulsa ao Sexo (1965) de Roman Polanski, Cisne Negro é um misto de drama asfixiante e terror psicológico ambientado no mundo competitivo e voraz do balé. O diretor Darren Aronosfky volta ao estilo que o consagrou em Réquiem para um Sonho ao explorar personagens que caem numa espiral sem volta personificado por Nina. Ela é um retrato de uma pessoa que quer agradar a todos mas que vai mais fundo do poço em conta de sua competitividade; mas que por dentro é insegura, frígida e dominada pelos anseios da mãe. Ou seja, ela é uma bomba-relógio prestes a explodir em conta de tanta tensão, stress e dedicação.
Mesmo que Cisne Negro não seja tão marcante como Réquiem para um Sonho, Aronosfky faz um ótimo trabalho ao criar uma personagem riquíssima e complexa como Nina. E Natalie Portman dá um show na garota que é controlada por todos a sua volta: sua mãe castradora, uma ex-bailarina frustrada (a ótima Barbara Hershey); o coreógrafo que a manipula pois sempre esta insatisfeito com a sua perfomance de Cisne Negro; e a presença da bailarina Lily, que fascina e repulsa pela sexualidade escancarada.

sexta-feira, outubro 07, 2011

Super 8



Para quem passou a infância ou adolescência nos anos 80, assistir Super 8 é um bom programa nostálgico. Já a galera nova que curte filmes como Contatos Imediatos do Terceiro Grau ou E. T. - O Extraterrestre vai gostar dessa bonita homenagem que o diretor J. J. Abrans faz aos clássicos de Steven Spielberg, que também é o produtor dessa obra.
No final dos anos 70, grupo de garotos vivem numa pequena cidade e aproveitam a temporada de férias escolares para fazer um filme trash sobre invasão de zumbis com a clássica câmera Super 8. Do grupo destaca-se Joe, filho de policial que acabara de perder a mãe - mas ele acaba se envolvendo com Alice, a nova componente do grupo para ciúmes do diretor do filme, que é o seu melhor amigo. Durante as filmagens em uma antiga estação ferroviária, o grupo testemunha um bizarro acidente de trem envolvendo um professor da escola. Após o acidente, a cidade é invadida por militares e coisas estranhas acontecem como o desaparecimento de pessoas e animais.
J. J. Abrams seguiu a cartilha spielberguiana desenvolvendo um enredo que explora a força da amizade, o difícil processo de amadurecimento e uma cutucada no militarismo/autoritarismo (parece cópia carbono de E. T. - O Extraterrestre), mas o diretor fez um trabalho agradável, com um ritmo certo, uma boa trilha sonora e a ótima fotografia de Larry Fong que explora em muitas cenas faixas de luzes azuis na tela com a intenção de brincar com os enquadamentos dos filmes de Spielberg citadas acima.
Observação: lendo o argumento de Super 8, me fez lembrar de A Noite Americana e 8 e 1/2 em conta das dificuldades de se fazer um filme; da mesma forma mostra como é prazeroso esse processo - uma brincadeira de criança.

terça-feira, outubro 04, 2011

Os Fantasmas e os Duendes da Morte



Quantos adolescentes não se sentem deslocados, incompreendidos em qualquer instância social vide família, amigos, escola a ponto de querer sumir, fugir do lugar em que vivem? Bom! A grande maioria diria que já passou ou passa por isso incluindo um jovem que vive uma rotina chata, sem graça em uma pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul. A sua válvula de escape é ficar horas na internet, batendo papo no msn, escrevendo versos no seu blog e vendo video-post estranhíssimos de um casal. Ao receber a notícia de que o seu grande ídolo, o cantor Bob Dylan, fará um show no Brasil, deixa o garoto mais apreensivo, ampliando o desejo de sair da sua cidade.
Confesso que achei o filme Os Fantasmas e os Duendes da Morte estranho, se bem que o título já sugere que não é uma obra comum, mas é uma grata surpresa ao testemunhar que este seja um dos melhores filmes brasileiros dos últimos anos. Criativo, experimental e extremamente delicado, a estréia do diretor Esmir Filho nos cinemas é uma linda surpresa pois mescla o cinema e a internet e a sua influência (net) na vida do personagem principal e também no enredo da obra. Com uma bela fotografia que ilustra bem a zona urbana e rural da cidade gaúcha, em que o diretor capricha nos ótimos movimentos de câmera ao som de belas músicas (outro ponto alto do filme) tornam a obra mais acessível e receptiva a qualquer público, particularmente aos jovens que se reconhecerão na frase que surge logo no começo do filme: "longe é o lugar que a gente vive de verdade". E daqui por diante aguardarei o próximo filme de Esmir Filho, sinto que esse cara promete um belo futuro profissional. Espero não estar jogando praga no coitado.