sexta-feira, fevereiro 17, 2012

Oscar 2012

Finalmente saiu as indicações ao Oscar 2012; e a Academia inova ao estabelecer uma quantidade flexível de indicados que vai de 05 a 10 filmes. Porém, isso não foi o suficiente em estabelecer uma lista bacana e interessante. Diferente do ano passado, que foi bastante eclético, a Academia pisou na bola e criou uma lista estranha - pelo fato de indicar 09 filmes ao invés de 10 deixou tudo mais bizarro ainda. Mas a Academia poderia ter ido além e indicar obras de impacto como A Separação (para muitos o filme do ano), Drive, Margin Call - O Dia Antes do Fim, Melancolia. E outro ponto estranho, dos filmes indicados, 04 não foram nomeados a roteiro. Mas a festa tem um tema: França. Já que A Invenção de Hugo Cabret e Meia-Noite em Paris se passa na cidade luz - e O Artista é um filme francês.

O ARTISTA
Quem diria que um filme francês, mudo e preto-branco seja o franco favorito ao prêmio máximo (Harvey Weinstein tem força no cartório). Causando um maior auê desde que estreou no Festival de Cannes, o filme só tem colecionado prêmios nessa homenagem a Hollywood do tempo do cinema mudo com um quê de Cantando na Chuva. Com 10 indicações, tem grandes chances de levar o prêmio de melhor filme, direção (Michel Hazanavicius), ator (Jean Dujardin) e trilha sonora (Ludovic Bource).



















A ÁRVORE DA VIDA
Vencedor da Palma de Ouro em Cannes, a Academia tem a chance de premiar Terrence Malick (o que considero remoto), um cineasta super elogiado e respeitado em Hollywood, mas como a obra é considerada um filme de "arte" - por falar de Deus, relações familiares - só por ter sido lembrada com 03 indicações já é um feito, mas o filme tem ótimas chances de ganhar na categoria fotografia pelo belo trabalho de Emmanuel Lubezki.













CAVALO DE GUERRA
Dramalhão dirigido por Steven Spielberg representa o segmento filme de guerra na lista deste ano, e mesmo que tenha sofrido críticas regulares, o drama que expõe o ponto de vista de um cavalo a respeito da Primeira Guerra Mundial abocanhou a indicação ao prêmio máximo e diante das 06 indicações, tem zero chance de ganhar a de melhor filme; pode ser que tenha mais sorte nas categorias técnicas como edição de som.













OS DESCENDENTES
Com grande expectativa, Alexander Payne (uma dos melhores cineastas indie do momento) lança um novo filme, depois de 07 anos após o cultuado Sideways - Entre Umas e Outras. E o diretor não vacilou e fez um dos seus filmes mais acessíveis ao mesclar drama e comédia na inusitada relação entre um pai e suas filhas. Com 05 indicações e uma ótima interpretação de George Clooney, tem muitas chances de ganhar a de roteiro adaptado (Alexander Payner, Nat Faxon e Jim Rash).













HISTÓRIAS CRUZADAS
Drama campeão de bilheteria por abordar de forma bonita e sentimental a luta contra o racismo, o filme conquistou o público americano, o que fez pensar que o filme poderia surgir como o favorito ao prêmio máximo. Mas como a obra conseguiu somente 04 indicações, tem pouquíssimas chances de levar o de melhor filme, já que nem foi lembrado pelo roteiro (e olha que é uma adaptação de um best-seller). Deve ganhar o prêmio de melhor atriz (Viola Davis) e atriz coadjuvante (Octavia Spencer).





O HOMEM QUE MUDOU O JOGO
O drama que se passa no mundo do baseball (representante da ala esportiva (rsrsrsrs) como O Vencedor do ano passado) conquistou a crítica que ficou surpresa com a atuação de Bratt Pitt, mas o filme tem um grande problema pois o público não americano desconhece as regras desse esporte, o que pode causar estranhamento. Com 06 indicações, a obra de Bennett Miller (Capote) tem poucas chances de levar algum prêmio.













A INVENÇÃO DE HUGO CABRET
Martin Scorsese fazendo um filme de fantasia!?!? E pois não é que a obra recebeu ótimas críticas, consideram até um dos melhores trabalhos do grande diretor e também um dos melhores filmes que exploram a tecnologia 3D na qual o cineasta usa para fazer uma bela homenagem ao início do cinema. Com tanto prestígio o filme acabou se tornando a obra com mais nomeações no Oscar 2012, com 11 indicações. Mas o filme tem poucas chances de levar o prêmio principal e deverá ganhar em categorias técnicas como direção de arte, mixagem de som e montagem.





MEIA-NOITE EM PARIS
Depois de sua linda introdução, quem não se apaixonaria por Paris e pelo novo filme de Woody Allen? Com 04 merecidas indicações, o último filme do novaiorquino mais famoso do cinema fala da eterna insatisfação humana - afinal o roterista daria tudo para viver na Paris dos anos 20 - recebeu ótimos elogios e tem tudo para ganhar a de melhor roteiro riginal.













TÃO FORTE E TÃO PERTO
A grande surpresa da lista de indicados, mostrando que a Academia tem uma queda pelo cineasta inglês Stephen Daldry (Billy Elliot, As Horas, O Leitor), já que os seus filmes são sempre lembrados. Mesmo que tenha recebido críticas frias, este dramalhão sobre as consequências do 11 de setembro recebeu 02 indicações e, com toda certeza, sairá de mãos vazias na noite da premiação. Só por ter conseguido as indicações ja é um feito e tanto.

quarta-feira, fevereiro 15, 2012

Destaque nos cinemas

2 COELHOS
(Brasil, 2011) de Afonso Poyart
Policial. Homem furioso com a impunidade no Brasil, traça um plano inusitado em busca de justiça social.









L´APOLLONIDE - OS AMORES DA CASA DE TOLERÂNCIA
(Lápollonide – Souvenirs de La Maison close, França, 2011) de Bertrand Bonello
Drama. Prostituta que trabalha num bordel sofre humilhações após ter o rosto desconfigurado por um cliente.










HISTÓRIAS CRUZADAS
(The Help, EUA, 2011) de Tate Taylor
Drama. Após terminar a faculdade, garota decide lançar um livro sobre a vida das empregadas domésticas negras, causando o maior reboliço na cidade.








O ARTISTA
(The Artist, França, 2011) de Michel Hazanavicius
Comédia. Astro do cinema mudo percebe que a sua carreira esta por um fio com a chegada do som.








SETE DIAS COM MARILYN
(My Week with Marilyn, EUA/Inglaterra, 2011) de Simon Curtis
Drama. Ao fazer um filme na Inglaterra, Marilyn Monroe acaba se envolvendo com o consagrado ator inglês Laurence Olivier, o que faz repensar sobre sua vida e carreira.













UM MÉTODO PERIGOSO
(A Dangerous Method, Alemanha/França/Inglaterra, 2011) de David Cronenberg
Drama. Ao estudar (e se envolver amorosamente) uma paciente, os médicos Sigmund Freud e Carl Jung estabelecem teorias importantes para a psicanálise.






A INVENÇÃO DE HUGO CABRET
(Hugo, EUA, 2011) de Martin Scorsese
Fantasia. Menino que mora na estação de trem de Paris tenta desvendar um mistério envolvendo o seu pai e um robô.











O HOMEM QUE MUDOU O JOGO
(Moneyball, EUA, 2011) de Bennett Miller
Drama. Técnico de baseball decide usar um inovador software para filtrar os seus melhores jogadores, o que causa divergências no time.








DRIVE
(EUA, 2011) de Nicolas Winding Refn
Policial. Motorista que trabalha para a máfia entra numa enrascada e por causa disso decide procurar vingança.

terça-feira, fevereiro 14, 2012

Lançamentos em DVD/Blu-Ray

SUPER 8
(EUA, 2011) de J. J. Abrams
Aventura. Grupo de garotos realizam um filme trash até que no meio das filmagens testemunham um fato pitoresco.








HOMENS E DEUSES
(Des Hommes et des Dieux, França, 2010) de Xavier Beauvois
Drama. Monges de um monastério situado no norte da África tentam sobreviver após um ataque terrorista de fim religioso.








MARGIN CALL - O DIA ANTES DO FIM
(EUA, 2011) de J. C. Chandor
Drama. No auge de uma crise financeira, funcionários de uma empresa fazem de tudo para não ser demitidos.







50%
(50/50, EUA, 2011) de Jonathan Levine
Drama. Um jovem saudável recebe um difícil diagnóstico de seu médico: tem cancêr e tem 50% de chance de sobreviver.







CAPITÃES DA AREIA
(Brasil, 2009) de Cecília Amado
Drama. Grupo de menores abandonados tentam sobreviver nas ruas de Salvador.












MISSÃO MADRINHA DE CASAMENTO
(Bridesmaids, EUA, 2011) de Paul Feig
Comédia. Mulher é convidada a organizar o casamento de sua melhor amiga, mas mete os pés pelas mãos nesse inusitado desafio.

sexta-feira, fevereiro 10, 2012

Tabu

Towelhead, EUA, 2007
Direção: Alan Ball
Elenco: Summer Bishil, Aaron Eckhart, Toni Collette, Maria Bello


Interessante estréia de Alan Ball (roteirista de Beleza Americana e criador das séries A Sete Palmos e True Blood) na direção que explora temas polêmicos como xenofobia (os personagens principais sao iraquianos que vivem nos EUA em plena Guerra do Iraque-1991), sexualidade precoce (as primeiras descobertas sexuais da adolescente Jasira) e pedofilia (o desejo do vizinho casado com a Jasira) com uma seriedade desconcertante. Vale a pena conferir esse filme quase anônimo e olha que o elenco é conhecidos e dos bons.

terça-feira, fevereiro 07, 2012

Enterrado Vivo

Buried, Espanha/EUA, 2010
Direção: Rodrigo Córtez
Elenco: Ryan Reynolds

Sufocante. É a sensação ao assistir a essa produção espanhola (!!!) que se passa TODA na "cova" de Paul Conroy, um civil americano que trabalha no Iraque (estamos em plena Guerra do Iraque, 2003) e é enterrado vivo, como explicita o título da obra. E por uma hora e meia de duração, acompanhamos o desespero e a agonia do personagem de Ryan Reynolds em sair dessa enrascada, com o auxílio de um celular. Porém, este instrumento representa a salvação e a tortura nesta situação. E para completar, a empresa de Paul, não está nem ae para a situação do seu empregado (uma fácil analogia sobre o ex-presidente americano Bush em relação aos soldados americanos e os cidadãos iraquianos). Mas vale a pena dá uma conferida, é um filme de roer as unhas, de uma tensão constante.

domingo, fevereiro 05, 2012

O Escritor Fantasma

The Ghost Writer, França/Inglaterra, 2010
Direção: Roman Polanski
Elenco: Ewan McGregor, Pierce Brosnan, Kim Cattrall, Olivia Williams.

Se alguém curte um suspense classudo, elegante e inteligente, a dica interessante é O Escritor Fantasma. Mais uma vez Polanski arrebenta neste thriller que lembra a sua própria cinebiografia: filmado quase todo numa única locação, o que faz recordar A Morte e a Donzela, e ainda por cima tem um final diabólico (que lembra de Bebê de Rosemary a Chinatown). Mas o filme tem outros "atrativos": o elenco em boa sintonia - destaque para Ewan McGregor - a bela fotografia e a ótima trilha sonora de Alexandre Desplat. Programão.