quarta-feira, agosto 15, 2012

Destaques nos cinemas

A CASA SILENCIOSA
(Silent House, EUA, 2012) de Chris Kentis
Terror. Pai e filha passam a noite em um imóvel para reformá-lo, mas estranhos fatos acontecem no local.




PROCURA-SE UM AMIGO PARA O FIM DO MUNDO
(Seeking a Friend for the End of the World, EUA, 2012) de Lorene Scafaria
Comédia. Com o fim do mundo se aproximando por causa da chegada de um meteoro, dois solitários vizinhos decidem ficar juntos.



À BEIRA DO CAMINHO
(Brasil, 2011) de Breno Silveira
Drama. Caminhoneiro tem a sua rotina alterado ao dar carona a um garoto que quer se encontrar com  o pai desconhecido em São Paulo.

terça-feira, agosto 14, 2012

Lançamento em DVD/Blu-Ray

SETE DIAS COM MARILYN
(My Week With Marilyn, EUA/Inglaterra, 2011) de Simon Curtis
Drama. Atuando em um filme na Inglaterra, a estrela Marilyn Monroe tem a chance de fazer uma reflexão sobre a sua vida.









HELENO
(Brasil, 2012) de José Henrique Fonseca
Drama. Biografia do jogador de futebol que tinha talento no esporte e uma vida particular atribulada.




UM DIA
(One Day, EUA/Inglaterra, 2011) de Lone Scherfig
Drama. Após se conhecerem na universidade, dois jovens sempre se encontram em um dia do ano para falar de suas vidas.

segunda-feira, agosto 13, 2012

Tela Super8: Huey Lewis - "The Power of Love"

Quando eu era pequeno adorava De Volta para o Futuro (Back to the Future, EUA, 1985) de Robert Zemeckis, um clássico da era VHS rsrsrs. E igualmente, nesse periodo curtia demais a música do filme que virou hit na época, "The Power of Love" do sumido Huey Lewis. Alguém lembra??

sexta-feira, agosto 10, 2012

Prometheus

EUA, 2012
Direção: Ridley Scott
Elenco: Noomi Rapace, Michael Fassbender, Charlize Theron, Logan Marshall-Green

Ridley Scott fez duas obras de ficção-científica que viraram clássicos: Alien - O 8º Passageiro e Blade Runner - O Caçador de Androídes. E a sua volta ao gênero, claro, causou uma grande expectativa. E pra matar, o diretor inglês afirmara que Prometheus seria o seu 2001: Uma Odisséia no Espaço e Solaris. Quanta bobagem e pretensão! Realmente o visual e o som do filme é de cair o queixo, mas quando chegamos aos personagens o filme é oco porque faltou dimensão a essas pessoas, e haja situações forçadas. E diante de tantos personagens quem se destaca é Noomi Rapace e Michael Fassbinder, não é pra menos que o filme ganha gás ao enfatizar os dois atores no final, mas ae já é tarde. E eu que sou fã da série Alien senti muita decepção a esse "prequel"; criei uma expectativa de conferir um filme interessante mas conclui que é uma obra do tipo muito barulho, muitos efeitos visuais e nada de diálogos, personagens e cenas absurdas.
Obs: achei piada de mau gosto vendo cenas como um bando de cientistas e pesquisadores se comportando como crianças; e a Noomi andando para cima e para baixo segundos após sofrer uma cirurgia abdominal grave.

terça-feira, agosto 07, 2012

Sombras da Noite

Dark Shadows, EUA, 2012
Direção: Tim Burton
Elenco: Johnny Depp, Michelle Pfeiffer, Eva Green, Helena Bonham Carter

Confesso que assisti a esse filme com poucas expectativas diante das péssimas críticas (e também por ter detestado Alice no Pais das Maravilhas). Mas não achei o filme de todo ruim, pelo contrário: gostei muito do seu início - da abertura até a adaptação do vampiro medieval a sua família desajustada típica dos anos 70 (e rachei de ri na confusão entre o M de Mefistófeles e o McDonald´s). E a trilha sonora e o visual (que lembram os filmes de terror ingleses dessa década) deixa tudo interessante, mas da metade para o fim, Tim Burton não soube criar um ritmo adequado diante de tantos personagens que aparece e desaparece na narrativa, ao dar ênfase na relação entre o vampiro Johnny Depp e a bruxa voluptosa Eva Green que tá a cara da Angelina Jolie. Com um epílogo que me fez lembrar de Os Fantasmas Se Divertem; aos poucos o filme faz homenagens aos clássicos como Nosferatu, O Mensageiro do Diabo, O Gabinete do Dr. Caligari. E por isso que o filme ficou interessante, mas faltou sal para ter um vida própria.
Obs: quando vi a cena do vampiro fumando um baseado com um bando de hippies em volta de uma fogueira fiquei imaginando como seria essa cena nas mãos de Tarantino. Acho que seria hilário e tenso.

sábado, agosto 04, 2012

Albert Nobbs

Irlanda/Inglaterra, 2011
Direção: Rodrigo Garcia
Elenco: Glenn Close, Janet McTeer, Mia Wasikowska, Aaron Johnson

Imagine criar uma nova identidade (e anular a sua por completo) por questão de sobrevivência por muito tempo e se adequar perfeitamente a isso? Bom! Foi isso que aconteceu a Albert Nobbs, um exemplar empregado de um hotel da Irlanda pobre do século 19 que esconde um segredo: é uma mulher! E ao encontrar um outro "homem" em igual situação, o pintor Hubert, sua vida se reabre a novos questionamentos. Com ótimas atuações de Glenn Close e Janet McTeer (merecidamente indicadas ao Oscar), o filme do competente Rodrigo Garcia (Coisas Que Você Pode Dizer Só de Olhar para Ela; Questão de Vida) tinha tudo para ser um filmaço, pena que da metade para o fim tenham deixado Nobbs de lado - o que é um pecado afinal é um personagem tão rico e cheio de sentimentos que passa por um turbilhão de emoções - dando espaço ao chato casal de namorados Joe e Helen. E eu gostei do filme, visualmente bonito, só achei o personagem principal mal aproveitado.