sábado, setembro 15, 2012

Destaque nos cinemas

O LEGADO BOURNE
(The Bourne Legacy, EUA, 2012) de Tony Gilroy
Ação. Homem com passado nebuloso tem a vida em perigo por ter se envolvido em espionagem.





INTOCÁVEIS
(Intouchables, França, 2011) de Olivier Nakache e Eric Toledano
Drama. Homem rico tetraplégico tem sua visão sobre o mundo mudada ao estabelecer uma amizade com um imigrante africano.




PARANORMAN
(EUA, 2012) de Chris Butler e Sam Fell
Animação. Garoto que fala com mortos tem que usar o seu dom para salvar a sua cidade.





POLISSIA
(França, 2011) de Maiwenn Le Besco
Drama. Integrantes da polícia lidam com uma rotina estressante que só piora com a presença de uma jornalista.




COSMÓPOLIS
(Cosmopolis, Canadá/França, 2012) de David Cronenberg
Drama. Yuppie bilionário tenta atravessar uma caótica Nova Iorque só para atingir o simples objetivo de cortar o cabelo.

quinta-feira, setembro 13, 2012

Lançamentos em DVD/Blu-Ray

EU RECEBERIA AS PIORES NOTÍCIAS DOS SEUS LINDOS LÁBIOS
(Brasil, 2011) de Beto Brant e Renato Ciasca
Drama. Fotográfo vai a Amazônia a trabalho e se envolve com a esposa instável de um pastor.




JOVENS ADULTOS
(Young Adult, EUA, 2011) de Jason Reitman
Drama. Escritora em crise existencial volta a sua terra natal e se envolve com um antigo namorado.




PRECISAMOS FALAR SOBRE KEVIN
(We Need to Talk About Kevin, EUA/Inglaterra, 2011) de Lynne Ramsay
Drama. Mãe tem a vida virada do avesso em conta do comportamento mais insano de seu filho mais velho.

Tela Super8: Technotronic - "Pump Up the Jam"

Quem nunca escutou a música "Pump Up the Jam" do Technotronic nos anos 90? E com o pensamento na minha sofrida adolescência rsrsrs, descobri que esta canção faz parte da comédia pastelão A Repossuída (Repossed, EUA, 1990) de Bob Logan que tira onda do clássico O Exorcista. Esqueça o filme e curta a música.

segunda-feira, setembro 10, 2012

Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge

(The Dark Knight Rises, EUA/Inglaterra, 2012)
Direção: Christopher Nolan
Elenco: Christian Bale, Tom Hard, Anne Hathaway, Joseph Gordon-Levitt

Finalmente Christopher Nolan dá adeus a trilogia do Batman. E com certeza vai deixar muita saudade ao impor realismo e ar sombrio a saga do Homem-Morcego. Mas uma das coisas mais bacana da trilogia é que os vilões não querem destruir o mundo de uma forma egocêntrica, mas sim destabilizar o sistema vide a moral e a ética (como o Coringa) e o sistema econômico, judiciário e as grandes corporações (como Bane). Por isso que os vilões roubam o show; o trabalho de Tom Hard realmente é muito bom, mas é impossível eclipsar o trabalho de Hedger Leight como o eterno Coringa. Mas a grande surpresa deste filme foi Anne Hathaway que está ótima como Mulher-Gato, uma ladra materialista e individualista totamente diferente da feminista e anárquica Michelle Pfeiffer. Pena que a personagem apareça tão pouco no enredo. Outro deslize do filme é a sua longa duração em conta da quantidade de personagens e a personagem sem força de Marion Cotillad. Mesmo assim gostei muito do filme mas, obviamente, não chega aos pés do Batman: O Cavaleiro das Trevas; mas é melhor que o primeiro filme. E o filme termina a trilogia de forma convicente e com mais ansiedade para saber o que a Warner reserva para dar continuidade a saga do Homem-Morcego. Putz, senti um vazio ao perceber o fim desta saga que gostei tanto.

quarta-feira, setembro 05, 2012

O Garoto da Bicicleta

Le Gamin au Vélo, França, 2011
Direção: Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne
Elenco: Thomas Doret, Cecile De France, Jérémie Renier, Fabrizio Rongione

O Garoto da Bicicleta é o primeiro filme dos irmãos Dardenne que eu assisti. E é uma bela surpresa por ser drama singelo, comovente carregado no melodrama mas sem cair no chororô. O que para mim é uma novidade já que os irmãos Dardenne são famosos pelo cinema ultra-realista; um cinema seco, direto, quase documental existente em suas obras mais famosas como Rosetta e A Criança (ambos vencedores da Palma de Ouro de Cannes). Já em O Garoto da Bicicleta representa uma obra convencional, mas que aqui e acolá remete ao realismo com a câmera na mão (uma característica dos diretores) ao expor o drama de um garoto que quer deixar o orfanato e ficar com o pai, e de uma cabelereira que com instinto maternal tenta dar um lar (e uma família) a este jovem desajustado. Com uma linda fotografia, uma bonita e econômica trilha sonora e a ótima química de Thomas Doret e Cecile De France, não tem como não gostar deste comovente obra.

domingo, setembro 02, 2012

A Metamorfose

(Prevrashchenie, Rússia, 2002)
Direção: Valeri Fokin
Elenco: Yevgeny Mironov, Igor Kvasha, Tatyana Lavrova, Avangard Leontyev.

O livro Metamorfose de Franz Kafka é um dos meus livros preferidos pela angústia do personagem principal e por falar de relações familiares, temas que eu gosto muito. E hoje eu vi uma adaptação cinematográfica da obra. E por ser uma produção da Rússia, o filme bebe muito do estilo "soviético": reflexivo, uso inteligente dos movimentos de câmera e o tema memória sempre presente. E o diretor Valeri Fokin foi corajoso ao optar em não transformar o personagem Gregory em um inseto. O ator Yevgeny Mironov só imita os gestos de um inseto sem o uso de maquiagem, o que era esperado. O resultado ficou estranho já que o ator é bonito e não causa repulsa. E isso foi uma grande falha do filme: faltou o medo, a angústia nas imagens (e cadê a pertubadora cena da maça na costela?). Mas fica explícito algo que eu sentia quando li a obra: o preconceito contra o diferente e o sentimento de culpa.