segunda-feira, outubro 15, 2012

Destaque nos cinemas

DREDD
(EUA/Inglaterra, 2012) de Pete Travis
Ação. Autoridade máxima da justiça cai numa armadilha ao tentar prender um criminoso numa zona perigosa.





TED
(EUA, 2012) de Seth MacFarlane
Comédia. Rapaz bem-sucedido ainda tem um forte elo com o seu bichinho de pelúcia mas o ursinho não é tão inocente assim.





LOOPER - ASSASSINOS DO FUTURO
(Looper, EUA, 2012) de Rian Johnson
Ficção científica. No futuro, pistoleiro mata suas vítimas que são enviadas pelo túnel do tempo. Ele só não esperava que o seu próximo alvo é ele mesmo.





MOONRISE KINGDOM
(EUA, 2012) de Wes Anderson
Drama. Uma cidade fica de pernas para o ar com a fuga de um casal de adolescentes apaixonados.

domingo, outubro 14, 2012

Lançamentos em DVD/Blu-Ray

BELEZA ADORMECIDA
(Sleeping Beauty, Austrália, 2011) de Julia Leight
Drama. Para se sustentar, jovem universitária aceita se prostituir -particurlamente em realizar fetiches ao se expor dormindo.







O ARTISTA
(The Artist, França, 2011) de Michel Hazanavicius
Drama. Astro do cinerma mudo ve a sua carreira ameaçada com a chegada do som.





O GAROTO DA BICICLETA
(Le Gamim au Vélo, França, 2011) de Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne
Drama. Garoto rejeitado pelo pai tem uma nova chance na vida ao fazer amizade com uma dona de salão de beleza.




A DELICADEZA DO AMOR
(La Délicatesse, França, 2011) de David Foenkinos e Stéphane Foenkinos
Drama. Após a morte do marido, viúva foca a sua vida no trabalho, mas tudo muda ao beijar, inesperadamente, a boca de um colega.




PINA
(Alemanha/França, 2011) de Win Wenders
Documentário. Biografia da dançarina e coreógrafa Pina Bausch.

sábado, outubro 13, 2012

Tela Super8: Bon Jovi - "Blaze of Glory"

Confesso que nunca gostei das músicas do Bon Jovi, mas a exceção é "Blaze of Glory" que foi feita para o filme Jovem Demais Para Morrer (Young Guns II, EUA, 1990) de Geoff Murphy. Curiosidade: está música fez tanto sucesso que recebeu uma indicação ao Oscar de melhor canção em 1990.

terça-feira, outubro 09, 2012

O Legado Bourne

The Bourne Legacy, EUA, 2012
Direção: Tony Gilroy
Elenco: Jeremy Renner, Rachel Weisz, Edward Norton, Scott Glenn.

Diante de tantos prequels, reebots neste ano (e quase todas decepcionantes), não tive muita fé a essa segunda trilogia da melhor série de ação da década passada. E gostei muito da química entre Jeremy Renner e Rachel Weisz mas um pouco de verossemelhança nas cenas de ação não faz mal a ninguem. Ok! As cenas de ação são boas, mas adorei a câmera seguindo o personagem principal Aaron Cross no momento que ele escala uma parede, entra em uma janela e atira. Em compensação ri quando o personagem Cross corre maiores riscos para ir a Filipinas para tomar um remédio para inteligência; parece que o cara era mongol antes. Tirando uns furos aqui e acolá, dá para se diveritr a beça com este filme. E como é bom (re) escutar a música do Moby no tradicional desfecho. O filme tem uma narrativa tão ágil que nem percebemos o seu final quase abrupto.

sexta-feira, outubro 05, 2012

Não Sou Eu, Eu Juro!

C'est Pas Moi, Je Le Jure!, Canadá, 2008
Direção: Philippe Falardeau
Elenco: Antoine L'Écuyer, Suzanne Clément, Daniel Brière, Gabriel Maillé.

Esta produção canadense, particularmente de Quebec, é uma grata surpresa ao explorar com bom humor e direção sensivel a estória do garoto Leon que sofre quando a sua mãe decide largar a familia para viver na Grécia. Um dos achados do filme é a riqueza dos seus personagens e sua exploração bem conduzida. Enquanto Leon tem a personalidade da sua mãe (uma pintora frustrada pela rotina), o seu irmão Jerome puxa mais para o pai (um político conservador). E diante disso acaba fazendo crítica a solidão, a falta de comunicação familiar, a violência infantil e uma pontada na religião. E não dá para esquecer que tecnicamente o filme é bem feito. Passado no fim dos anos 60, a direção de arte e figurino são ótimos, a fotografia é muito bonita, mas o destaque vai para a bela trilha sonora. Fica a dica de um filme que precisa ser reconhecido.

terça-feira, outubro 02, 2012

Precisamos Falar Sobre o Kevin

We Need to Talk About Kevin, EUA/Inglaterra, 2011.
Direção: Lynne Ramsay
Elenco: Tilda Swinton, John C. Reilly, Ezra Miller, Siobhan Fallon.

Já pensou em ter um filho super bizarro (daqueles que nem Freud explica) que comete um ato bárbaro na escola? Diante de uma realidade mais próxima desse tipo de acontecimento, a diretora Lynne Ramsay surpreende ao expor, através de uma criativa montagem, a expiação da culpa, a origem do mal, a falta de comunicação familiar. E achei interessante a bela fotografia de Seamus McGarvey explorar a cor vermelha em muitas cenas, deixando a personagem Eva mais depressiva. A trilha sonora tambem é muito boa (de Jonny Greenwood). Mas ao se falar sobre o filme, tenho que dizer algo: precisamos falar sobre Tilda. Desculpe a ironia, mas a atriz inglesa está incrivel, numa entrega espetacular a produção (aliás, ela é a produtora executiva), já que ela aparece no filme inteiro exibindo um personagem rico em detalhes, expondo da alegria ao estranhamento o que é cuidar e criar o filho, um ser que é um enigma.