domingo, fevereiro 17, 2013

Oscar 2013

Finalmente saiu as indicações ao Oscar 2013, e a Academia surpreendeu ao esnobar os favoritos Ben Affleck (Argo) e Kathryn Bigelow (A Hora Mais Escura), favorecendo Spielberg (Lincoln) se a Academia for conservadora na premiação. Mas não descarto a força de David O. Russel (O Lado Bom da Vida) que conseguiu as principais indicações; e fico feliz pelo reconhecimento do grande Michael Haneke (Amor) que conquistou sozinho 04 indicações. Outros filmes que perderam gás foi o musical Os Miseráveis e o faroeste tarantiano Django Livre. Mas a grande surpresa foi A Indomável Sonhadora, que tomou as vagas nas categorias de direção e atriz. Diante desta situação, pode acontecer de tudo nas categorias de direção, atriz e ator coadjuvante. E fiquei triste pela total ausência de O Cavaleiro das Trevas Ressurge na lista. A Academia não gosta de Nolan mesmo. Abaixo a relação dos indicados ao prêmio máximo de Hollywood.


AMOR
Finalmente a Academia tá fazendo justiça ao lembrar de Michael Haneke, um dos melhores cineastas da Europa no momento. Simbolizando o seu trabalho mais humanista, a Academia deu 05 indicações, sendo super favorito ao Oscar de melhor filme estrangeiro e tem chance de roteiro original, e atriz (Emmanuelle Riva) e adoraria que levasse o de direção.



ARGO
O favorito da crítica foi surpreendidamente esnobada pela Academia ao deixar de fora a indicação de melhor direção. Mas mesmo assim, o filme é o favorito da noite, papando todos os prêmios. Vá entender. Com 07 indicações tem chance de melhor filme, roteiro adaptado, edição, edição de som.



AS AVENTURAS DE PI
Só mesmo Ang Lee para poder levar a tela uma aventura com toque existencialista e agnóstico de uma forma sensível. E com um visual arrebatador, o filme conquistou 11 indicações, podendo ganhar nas categorias de fotografia, trilha sonora, efeitos visuais, mixagem de som.




DJANGO LIVRE
Desde de Kill Bill, Tarantino escolhia um gênero para fazer uma homenagem à sua maneira. E em Dajngo Livre o tema é o western-spaguette e o mestre não vacilou e fez um filmaço. Com 05 indicações, tem grande chance de ganhar nas categorias de roteiro original e ator coadjuvante (Christoph Waltz).



A HORA MAIS ESCURA
O filme mais polêmico da lista. O último filme de Kathryn Bigelow charfuda a caçada a Osama Bin Laden e gerou um mal estar em alguns críticos por fazer apologia as torturas para extrair informações sobre o terrorista. Com 05 indicações e a ausência da diretora na sua categoria, o filme tem chances de melhor atriz para Jessica Chastain.




INDOMÁVEL SONHADORA
A surpresa da lista que tomou de assalto grandes favoritos incluindo a inusitada indicação de melhor direção. Grande sucesso desde do Festival de Sundance foi, com o passar do tempo, ganhando mais boca-boca. Porém o filme deve sair da festa de mãos vazias mesmo com as 04 indicações.






O LADO BOM DA VIDA
Representando o cinema indie, o novo filme do diretor de O Vencedor vem colecionando elogios desde que estreou no Festival de Toronto em especial ao ótimo trabalho do elenco com destaque para um surpreendente Bradley Cooper e a volta de Robert De Niro ao Oscar. Com 08 indicações deve ganhar a de melhor atriz, Jennifer Lawrence.





LINCOLN
O filme que tem o maior número de indicações ao Oscar é por essa estática o favorito da noite, mas pelo histórico de premiações, o filme de Spielberg tem poucas chances. Com 12 indicações, é o favorito de melhor ator (Daniel Day-Lewis), direção (Steven Spielberg), ator coadjuvante (Tommy Lee Jones).








OS MISERÁVEIS
Musical bem recebida pela crítica e a volta do premiado Tom Hooper após a vitória de O Discurso do Rei. Mesmo com esse hype todo o filme não tá indo bem de bilheteria e nas premiações. Com 08 indicações é favorito na categoria atriz coadjuvante (Anne Hathaway), e tem chances de maquiagem, design de produção, mixagem de som.

sexta-feira, fevereiro 15, 2013

Destaque nos cinemas

O LADO BOM DA VIDA
(Silver Linings Playbook, EUA, 2012) de David O. Russell
Comédia. Após ficar anos internado por problemas psicológicos, homem sae da clínica com o objetivo de consertar os seus erros do passado.





OS MISERÁVEIS
(Les Misérables, Inglaterra, 2012) de Tom Hooper
Musical. Inspetor tenta capturar um foragido acusado de roubo em nome da sobrevivência de sua família.




O AMANTE DA RAINHA
(En Kongelig Affaere, Dinamarca, 2012) de Nikolaj Arcel
Drama. Rainha da Dinamarca se torna amante de seu médico alterando o curso de sua nação.






O VOO
(Flight, EUA, 2012) de Robert Zemeckis
Drama. Piloto se torna um herói ao impedir uma catástrofe aérea, mas uma investigação sobre o caso leva o rumo inesperado a essa estória.





AS SESSÕES
(The Sessions, EUA, 2012) de ben lewin
Drama. Homem enfermo decide, com auxílio de sua terapeuta e um sacerdote, contratar uma profissional do sexo.




INDOMÁVEL SONHADORA
(Beasts of the Southern Wild, EUA, 2012) de Benh Zeitlin
Drama. Garotinha decide procurar sua mãe desaparecida após uma intensa tempestade que deixou o seu pai doente.

quinta-feira, fevereiro 14, 2013

Lançamentos em DVD/Blu-Ray

INTOCÁVEIS
(Untouchables, França, 2011) de Olivier Nakache e Eric Toledano
Drama. Jovem desempregado é contratado para cuidar de um rico tetraplégico e dessa união acaba gerando uma inesperada amizade.






TED
(EUA, 2012) de Seth MacFarlane
Comédia. Homem bem-sucedido ainda tem uma forte ligação com o seu brinquedo de infância: um ursinho de pelúcia.





RUBY SPARKS - A NAMORADA PERFEITA
(EUA, 2012) de Jonathan Dayton e Valerie Faris
Comédia. Jovem escritor com bloqueio criativo se apaixona por uma garota que ele criou através de sua fértil imaginação.

quinta-feira, fevereiro 07, 2013

Mary e Max - Uma Amizade Diferente

(Mary & Max, Austrália, 2000)
Direção: Adam Elliot

Uma das mais surpreendentes animações que já vi na vida. Focado para o público adulto (e olha que é protagonizado por uma menina), o seu enredo vereda com a melancolia, tristeza, depressão a respeito da improvável amizade entre uma garotinha australiana e um quarentão de Nova Iorque - que se correspondem através de cartas em meados dos anos 70. Max sofre de uma síndrome, tornando-se anti-social e obeso. Mary é uma garota tímida, sensível e ingênua que sofre da ausência e carinho dos pais.
Confesso que me emocionei muito com essa obra (como aconteceu com Toy Story 3), que dialoga com o quanto somos animais sociais. E baseado em fatos reais, fiquei encantado com o uso da canção "Whatever Will Be, Will Be (Que sera, sera)" (do filme O Homem Que Sabia Demais) em uma cena - aliás, uma das mais triste que já vi nos últimos anos. Mesmo triste e doloroso, o filme tem a capacidade de rirmos em muitas cenas, mas é aquele sorriso associado a compaixão e pena. Filmão.

segunda-feira, fevereiro 04, 2013

A Viagem

(Cloud Atlas, EUA/Alemanha, 2012)
Direção: Tom Tykwer, Andy Wachowski e Lana Wachowski
Elenco: Tom Hanks, Halle Berry, Jim Broadbent, Hugo Weaving

Ousado filme dos irmãos Wachowski e de Tom Tykwer que exibem várias estórias de épocas diferentes mas que apresentam uma conexão, A Viagem é um bonito filme que fala de amor, liberdade. Infelizmente, em conta dos vários enredos e de sua longa duração o filme se torna cansativo, além da péssima atuação de Halle Berry. E falando do elenco, outra ousadia é que todos os personagens são interpretados por um cast fixo em todas as estórias, destacando o ótimo Jim Broadbent. Com estórias interessantes como a da Nova Seul (ano 2144), Cambrigde (1936), Londres (2012) e outras que poderiam ser deletadas como o da viagem ao Pacífico (1849), San Francisco (1973) e no outro planeta (futuro), A Viagem às vezes se torna uma obra pretensiosa mas se salva pela bela produção e pela sua mensagem simples e otimista. Mas se os realizadores soubesse o poder da tesoura na edição, o filme ganharia pontos.

sábado, fevereiro 02, 2013

Detona Ralph

(Wreck-It Ralph, EUA, 2012)
Direção: Rich Moore

Ótima animação em que a Pixar homenageia os jogos de fliperama e também aos videogames, desde de Pac-man a Sonic. E a deliciosa trilha sonora de Henry Jackman bebe muito dos sons estridentes dos games. Mas a grande curiosidade são as outras referências encontradas no filme que vai de Alien - O 8º Passageiro, Alice no País das Maravilhas e O Mágico de Oz. E percebe-se que a garota Vanellope é a versão crescida da Boo de Monstros S. A.; e o Felix é uma paródia-homenagem ao Super Mario Bros. Enfim, Detona Ralph ainda reserva lances geniais apoiando o bom roteiro que lida sobre a força da amizade, ações e consequências e a infinita busca da felicidade e auto-aceitação ao lindo design de produção que faz explodir cores vivas do jogo-segmento Corrida Doce ao cinza e violento Heros Duty. Pena que os efeitos 3D não foram bem exploradas; um pequeno deslize em comparação ao incessante ritmo de videogame que o filme expõe.