domingo, setembro 15, 2013

Destaques nos cinemas

ELYSIUM
(EUA, 2013) de Neill Blomkamp
Ficção científica. No futuro, homem tenta entrar em uma estação espacial após a Terra se transformar em um planeta caótico e violento.




LAS ACACIAS
(Argentina/Espanha, 2011) de Pablo Giorgelli
Drama. Ao voltar para Buenos Aires, caminhoneiro aceita dar carona a uma mulher e seu filho, uma decisão que mudará a sua vida.




INVOCAÇÃO DO MAL
(The Conjuring, EUA, 2013) de James Wan
Terror. Família se muda para uma casa e coisas estranham acontecem no local a ponto de deixar todos perturbados.

sábado, setembro 14, 2013

Lançamentos em DVD/Blu-Ray

NO
(Chile/França, 2012) de Pablo Larrain
Drama. Jovem publicitário tem papel importante na eleição que definirá o futuro do Chile do ditador Pinochet.






PIETÀ
(Coréia do Sul, 2012) de Kin-duk Kim
Drama. Jovem que vive de golpes tem a sua vida virada pelo avesso com o surgimento de uma mulher que diz ser sua mãe.


DENTRO DA CASA
(Dans la Maison, França, 2012) de François Ozon
Drama. Professor impressionado com o talento de seu aluno não tem ideia de que essa relação terá consequências imprevisíveis.





AMOR PLENO
(To The Wonder, EUA, 2012) de Terrence Malick
Drama. Casal se apaixona na Europa e ao viver nos EUA, a relação esfria diante das divergências de suas vidas.





OS AMANTES PASSAGEIROS
(Los Amantes Pasajeros, Espanha, 2013) de Pedro Almodovar
Comédia. Passageiros de um avião desgovernado fazem loucuras no ar por temer a brevidade de suas vidas.



MAMA
(Canadá/Espanha, 2013) de Andres Muschietti
Terror. Casal cuida de suas sobrinhas que passaram cinco anos sozinhas em uma floresta.

sexta-feira, setembro 13, 2013

Tela Super8: Oasis - "Stop Crying Your Heart Out"

Confesso que gostei muito do filme Efeito Borboleta (The Burttefly Effect, EUA, 2004) de Eric Bress e J. Mackye Gruber. E mesmo que eu considere um filhote menos complexo do perturbador Donnie Darko, a obra já me conquistou por incluir a bela música do Oasis, "Stop Crying Your Heart Out" na sequência final.


sábado, setembro 07, 2013

O Mestre

(The Master, EUA, 2012)
Direção: Paul Thomas Anderson
Elenco: Joaquin Phoenix, Philip Seymour Hoffman, Amy Adams, Laura Dern.

Eu confesso que sou um grande admirador de Paul Thomas Anderson - em especial aos seus primeiros filmes (Jogada de Risco, Boogie Nights - Prazer Sem Limites e Magnólia). Já os seus últimos trabalhos não provocou a mesma reação que as sua produções dos anos 90 - mas são bons filmes. Já em O Mestre fiquei de queixo caído com a linda fotografia de Mihai Malaimare Jr. e a trilha sonora catatônica de Jonny Greenwood - adorei a sua abertura que me fez lembrar de algum filme antigo mas que me falha a memória no momento. E o elenco nem se fala: Joaquim Phoenix e Philip Seymour Hoffman realizam um duelo de titãs daqueles (o que é aquela cena da primeira sessão???), e a Amy Adams comprova ser a melhor atriz do cinema americano do momento como a esposa dedicada e determinada nos seus princípios. Pena que na metade por fim, o filme perde um pouco o impacto mas vale muito a pena conferir o embate e a amizade entre um ex-marinheiro de comportamento instável e um guru de uma nova seita religiosa que afirma ter uma missão ao novo amigo de torná-lo um de seus discípulos; uma união com consequências imprevisíveis e explosivas.

quinta-feira, setembro 05, 2013

A Hora Mais Escura

(Zero Dark Thirty, EUA, 2013)
Direção: Kathryn Bigelow
Elenco: Jessica Chastain, Mark Strong, Kyle Chandler, Jason Clarke.

Admirável a coragem da diretora Kathryn Bigelow em contar a saga que foi a caçada a Osama Bin Laden, e cutucar a ferida sobre o episódio que foi a questão das torturas como forma de extrair informações sobre o paradeiro do terrorista.
De tom seco, direto, o filme não tem pressa ao narrar a estória - o que em certos momentos o seu ritmo cai um pouco, mas a linda fotografia de Greig Fraser e a tímida trilha sonora chamam a atenção. Pena que achei que forçaram a barra ao impor o jeito mandão, obstinado de Maya - uma espécie de salvadora da pátria. Mas refletindo sobre a personagem achei ela fruto da paranoia pós o 11 de Setembro com a sua obsessão em se vingar do mentor dos atentados no WTC. Contudo até hoje não engoli Jessica Chastain como boa atriz - só acho ela ok e no filme ela está idem. Por isso quem me chamou mais atenção foi Jason Clarke como o torturador americano Dan. Falando nele, achei a longa introdução a melhor coisa do filme, já que as cenas de tortura incomodam bastante.

terça-feira, setembro 03, 2013

Shame

(Inglaterra, 2011)
Direção: Steven McQueen (II)
Elenco: Michael Fassbender, Carrey Mulligan, James Badge Dale, Hannah Ware.

O ser humano não é perfeito. É sempre vulnerável a vícios. Comer, beber, drogar, etc. E quando esse vício passa dos limites sentimos vergonha por tal condição - quando a vontade acaba dominando a nós mesmo. E em Shame, o diretor Steven McQueen (Fome) faz um bonito estudo de personagem ao expor a via Crucis de Brandon, um executivo bem-sucedido viciado em sexo que diante de sua frieza se torna um obstáculo ao estabelecer qualquer relacionamento com um ser humano - incluindo nesse pacote a sua frágil e emocional irmã Sissy.
Com uma delicada e sutil trilha sonora de Harry Escott, Shame exibe o desejo de Brandon ter controle de sua própria vida - por isso que o filme mostra várias vezes Brandon dentro de um vagão de metrô em movimento - mas mudar não é fácil. E Michael Fassbender está ótimo ao impor um humanismo no papel - mas confesso que nesse quesito o roteiro ajudou muito ao demonstrar que Brandon é um ser muito emotivo diante de sua frieza, em particular em relação a sua irmã. Eu só não entendi a polêmica toda a respeito das cenas de sexo e nudez - afinal já vi coisas mais explícitas nos filmes do Lars Von Trier e a última coisa a ser comentada são as cenas picantes. Mas gostei muito da denúncia que o filme faz a geração atual na qual tem fácil acesso ao sexo a ponto de perder contato, gosto, interesse pelo semelhante.