sábado, abril 25, 2015

Destaque nos cinemas

FRANK
(Irlanda/Inglaterra, 2014) de Lenny Abrahamson
Comédia. Músico em busca de experiência profissional aceita ser um integrante de uma banda de rock liderado pelo bizarro Frank.






PÁSSARO BRANCO NA NEVASCA
(White Bird in a Blizzard, EUA, 2014) de Gregg Araki
Drama. Jovem tenta encontrar um rumo em sua vida após o abrupto sumiço de sua mãe.

segunda-feira, abril 20, 2015

Lançamentos em DVD/Blu-Ray

MOMMY
(Canadá/França, 2014) de Xavier Dolan
Drama. Mãe tem a inesperada ajuda de uma misteriosa vizinha para colocar o instável filho nos eixos.





ACIMA DA NUVENS
(Clouds of Sils Maria, Alemanha/França, 2014) de Olivier Assayas
Drama. Consagrada atriz passa por inesperadas situações quando participa de uma nova versão de uma peça de teatro que a tornou famosa 20 anos atrás.


BOYHOOD: DA INFÂNCIA À ADOLESCÊNCIA
(EUA, 2014) de Richard Linklater
Drama. Crônica sobre a vida de um garoto chamado Mason, desde de sua entrada na escola as 06 anos até a universidade aos 18 anos.





INTERESTELAR
(Interstellar, Inglaterra/EUA, 2014) de Christopher Nolan
Ficção científica. Em um Planeta Terra quase ao colapso, grupo de cientistas são mandados ao espaço em busca de um novo habitat para o homem.

quarta-feira, abril 15, 2015

Tela Super8: Praia do Futuro

Praia do Futuro (Brasil/Alemanha, 2014) de Karim Aïnouz exibe um brasileiro que tenta buscar um lugar ao sol, mas a mudança geográfica (Fortaleza ou Berlim) não é o suficiente para diminuir as suas angústias. E diante desse sentimento, a cena com a música francesa dos anos 60 "Aline" de Christophe se torna um momento de alívio, descontração para o personagem de Wagner Moura. Uma bonita cena por sinal.


sexta-feira, abril 10, 2015

Sniper Americano

(American Sniper, EUA, 2014)
Direção: Clint Eastwood
Elenco: Bradley Cooper, Sienna Miller, Keir O´Donnell, Luke Grimes.

Quem diria que Clint Eastwood faria um Forrest Gump. E isso não é nenhum elogio, afinal Bradley Cooper (caricato) é um bobalhão patriota que se transforma em atirador de elite no Iraque pós 11 de setembro. Enquanto a bala come no Oriente Médio, a sua esposa chora, chora, chora no celular. Ninguém merece. No fim me pergunto: dá pra explicar o sucesso desse filme?  Afinal a diretora Kathryn Bigelow conseguiu ser bem mais sucedida no tema, tanto no horror da guerra, na caça aos terroristas como as suas sequelas; já o mestre Eastwood fez um filme de guerra comum com pitadas de melodrama do jeito que os americanos adoram - ao invés de meter o dedo na ferida ou fazer uma obra mais incômoda. Uma pena que o diretor do seu quilate não optou em abordar uma linguagem mais criativa ou ousada...até Godard está inovando.

domingo, abril 05, 2015

Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)

(Birdman or (The Unexpected Virtue of Ignorance), EUA, 2014)
Direção: Alejandro González Iñárritu
Elenco: Michael Keaton, Emma Stone, Edward Norton, Naomi Watts

Riggan Thomson é um ator que busca uma segunda chance na carreira; é um pai que busca uma segunda chance com a filha que acaba de sair de uma clínica de reabilitação; é um profissional que busca a rara chance de entrar na galeria dos grandes artistas ao participar de uma adaptação da Broadway de um clássico da literatura; é um homem que busca a grande chance de se redimir aos erros do passado. Enfim, Riggan está em busca de redenção mas o ego põe tudo em cheque. E a pressão da pré-estreia da peça de teatro está chegando...
Fantástico trabalho do mexicano Iñárritu que faz uma bela e ambiciosa homenagem ao teatro justificando o falso plano sequência único, transformando o filme em peça de teatro. E com grande criatividade faz um trabalho delirante em conjunto com uma equipe de primeira. Fotografia sensacional de Emmanuel Lubezki; estupenda trilha sonora de Antonio Sanchez que conduz com maestria o frenesi dos personagens (e brinca com a metalinguagem no decorrer da estória). Ótima montagem; até os efeitos sonoros e visuais são de primeira. E ainda por cima o diretor criou um roteiro de diálogos ora corrosivo, ora de cortar o coração. E é preciso dizer que o elenco arrebenta? Naomi Watts e Edward Norton comprovam a habitual competência, e Emma Stone está ótima na filha que busca reaproximação com o pai. Mas é Michael Keaton que está inacreditável num papel tão rico, tão cheio de nuances que não dá para reconhecer aquele astro dos anos 90 neste filme. Mas o diretor percebeu e agora colhe os frutos merecidamente.

quarta-feira, abril 01, 2015

A Teoria de Tudo

(The Teory of Everything, Inglaterra, 2014)
Direção: James Marsh
Elenco: Eddie Redmayne, Felicity Jones, David Thewlis, Charlie Cox

A biografia do renomado físico inglês Stephen Hawking é uma obra bem convencional e redondinha mas que se sobressai de seus pares em virtude de um detalhe: o olhar de sua esposa, Jane. Através do ponto de vista de Jane observamos as dificuldades de seu marido vítima de uma doença motora degenerativa, em que a cada dia que se passa a doença progride mais afetando a duradoura relação. E no fim testemunhamos que a doença não se tornou um obstáculo, mas sim uma metáfora de que as coisas sempre mudam - como comprova a física com o papo do infinito, será que viagem??
Como todo filme inglês, a produção caprichou. Bela fotografia bem nostálgica de Benoît Delhomme, a trilha sonora também é boa. O ator Eddie Redmayne está ótimo no papel; ter uma fisionomia parecida com o real ajudou muito, mas o melhor mesmo ficou com a delicada atuação de Felicity Jones, uma melhor forte, decidida, que soube ser dedicada com a família mas que sofreu um bocado com a situação.