segunda-feira, maio 25, 2015

Destaque nos cinemas

SONO DE INVERNO
(Kis Uykusu, Turquia, 2014) de Nuri Bilge Ceylan
Drama. Ator aposentado que possui um hotel no interior da Turquia expõe sentimentos contidos em relação a sua família.



UM POMBO POUSOU NUM GALHO REFLETIDO SOBRE A EXISTÊNCIA
(En duva satt pa en grenoch funderade pa tillvaron, Suécia, 2014) de Roy Andersson
Drama. Dois vendedores refletem sobre a vida observando o melhor e o pior do ser humano.

MAD MAX: ESTRADA DA FÚRIA
(Mad Max: Fury Road, Austrália, 2015) de George Miller
Ação. Um casal tenta sobreviver a um planeta pós-apocalíptico em que água e petróleo viram um bem precioso.

quarta-feira, maio 20, 2015

Lançamentos em DVD/Blu-Ray

WHIPLASH - EM BUSCA DA PERFEIÇÃO
(Wiplash, EUA, 2014) de Damien Chazelle
Drama. Jovem estudante de música tem a sua vida transformada em inferno por causa do seu exigente e autoritário professor.



UM SANTO VIZINHO
(St. Vincent, EUA, 2014) de Theodore Melfi
Comédia. Garoto começa uma inusitada amizade com o vizinho alcoólatra, viciado em jogo e prostitutas.





LEVIATÃ
(Leviafan, Rússia, 2014) de Andrey Zvyagintsev
Drama. Dono de oficina é constantemente assediado pelo prefeito pois este quer de qualquer jeito se apropriar do terreno onde se encontra o seu estabelecimento.




FOXCATCHER: UMA HISTÓRIA QUE CHOCOU O MUNDO
(Foxcatcher, EUA, 2014) de Bennett Miller
Drama. Em busca da glória, lutador de luta livre aceita ser patrocinado por um excêntrico milionário.


O DUPLO
(The Double, Inglaterra, 2014) de Richard Ayoade
Suspense. Jovem descobre que existe um sósia e tenta descobrir quem é a pessoa que está se passando por ele.

sexta-feira, maio 15, 2015

Tela Super8: Laurence Anyways

Laurence Anyways (Canadá/França, 2012) de Xavier Dolan conta a dura estória de um casal intelectual e liberal que lida com o inusitado: ele quer mudar de sexo. Com este argumento o diretor canadense mostra que os seres humanos são afáveis a mudanças...mas nem tanto, afinal somos limitados. E entre o drama introspectivo, o diretor demonstra o seu talento em criar cenas de grande apelo visual como a cena do baile ao som da música "Fade To Grey" de Visage.

domingo, maio 10, 2015

Invencível

(Unbroken, EUA, 2014)
Direção: Angelina Jolie
Elenco: Jack O´Conell, Jai Courtney, Garrett Hedlund, Domhnall Gleeson

Angelina Jolie tem senso de humor. Pelo menos dirigindo Invencível a atriz poderia ter tido a intenção em fazer um drama de superação - pelo menos não se resvalou para o dramalhão - na estória do corredor americano Louis Zamperini que comeu o pão que o diabo amassou na Segunda Guerra Mundial. Contudo, porém, fez uma fusão de cenas que mais parece um samba do crioulo doido: o sacrifício e a luta pela sobrevivência de Louis ao levantar uma tora de madeira recorda A Paixão de Cristo; um tubarão voando feito cão raivoso; a fila da porrada no campo de concentração que lembra Aperte os Cintos, o Piloto Sumiu; a delicada relação entre Louis e o comandante japonês andrógino apelidado de Bird (?!?!?!) que lembra Furyo - Em Nome da Honra. Parece tirar onda com filmes que se baseiam em estórias reais.
Mas dá para sacar que a obra tem um sério problema de edição - além das trocas de sequências serem amadoras, percebe-se que foi montado às pressas, em que as várias etapas da vida do personagem são jogadas na tela e depois esquecida sem nenhuma cerimônia - como é o caso da sua vida de esportista.
Dessa forma o melhor do filme é a bela fotografia do mestre Roger Deakins e os efeitos visuais e sonoros. E no fim sou pego de surpresa ao descobrir que a produção e o roteiro é dos irmãos Coen!!! Eu acho que é daí que vem o senso de humor do filme.

terça-feira, maio 05, 2015

Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo

(Foxcatcher, EUA, 2014)
Direção: Bennett Miller
Elenco: Steve Carrel, Channing Tatum, Mark Ruffalo, Vanessa Redgrave

Depois do pavoroso O Homem que Mudou o Jogo, Miller acerta em seu novo filme, mais uma vez baseado no mundo do esporte. Se o filme anterior explorava a difícil arte de jogar - e entender - basebol; Foxcatcher foca na relação humana. No fim da guerra fria, os americanos Mark e David são irmãos e lutadores de luta livre bem-sucedidos e aparentemente unidos. Contudo, o caçula e inexperiente Mark aceita uma proposta tentadora de ser patrocinado e treinado pelo milionário excêntrico John du Pont, um fã do referido esporte, e lidar com essa personalidade difícil e conturbada será um desafio para o lutador.
Baseado numa estória real, o filme expõe personagens que tentam se aproximar de alguém querido, chamar sua atenção - como é o caso de John que tem uma relação fria e conturbada com a mãe. Ou de Mark que lida com um irmão respeitado no esporte e que apresenta uma vida perfeita (casado, filhos). Mas ambos parecem não ser atendidos. Com uma boa produção, Foxcatcher se destaca pelo elenco afiado, especialmente Mark Ruffalo no papel do irmão dedicado; Channing Tatum mostra que está em boa fase e Steve Carrel surpreende mas confesso que a sua pesada maquiagem incomoda pois percebe-se que ela dá peso a sua performance. Um interessante filme.

sexta-feira, maio 01, 2015

Whiplash: Em Busca da Perfeição

(Whiplash, EUA, 2014)
Direção: Damien Chazelle
Elenco: Miles Teller, J. K. Simmons, Paul Reiser, Melissa Benoist

Por essa eu não esperava. O filme de Damien Chazelle (guardar esse nome) vai além de um eletrizante embate entre o batido tema: aluno esforçado e professor tirano. É um astuto jogo de gato e rato em que mestre e pupilo se gladiam; tentam passar a perna em um do outro em nome da apresentação perfeita. E nessa luta o diretor faz um trabalho admirável com ótimos enquadramentos e movimentos de câmera; a sensacional montagem de Tom Cross (merecidamente vencedora do Oscar) que faz um espetáculo a parte nas cenas dos ensaios e apresentações. Mas o resultado não seria o mesmo sem a excelente dupla Miles Teller e a diabólica e premiada atuação de J. K. Simmons. Uma boa surpresa que me fez lembrar, inusitadamente, de um filme que não tem nexo nenhum com Whiplash mas que me veio a mente: Trama Diabólica de Joseph L. Mankiewicz. Alguém pode me chamar de louco?