sexta-feira, março 25, 2016

Destaque nos cinemas

A BRUXA
(The Witch, EUA/Canadá, 2015) de Robert Eggers
Terror. No século 17, uma família de colonos vive isolado perto de uma floresta e sentem o terror quando o filho caçula desaparece.



A SENHORA DA VAN
(The Lady in the Van, Inglaterra, 2015) de Nicholas Hytner
Comédia. Homem acaba fazendo amizade com uma velha senhora que mora numa van estacionada em frente a sua casa.



CEMITÉRIO DO ESPLENDOR
(Rak Ti Khon Kaen, Tailândia/Alemanha/França) de Apichatpong Weerasethakul
Drama. Mulher torna voluntária em um hospital que acolhe soldados que sofrem de um misterioso mal.


PELA MINHA AMADA MORTA
(Brasil, 2015) de Aly Muritiba
Drama. Após a morte da esposa, viúvo tenta desvendar segredos de sua ex-cônjuge após assistir a um vídeo.


JUVENTUDE
(Youth, Itália/França/Inglaterra, 2015) de Paolo Sorrentino
Drama. Dois velhos amigos se hospedem num hotel da região dos alpes europeu e tentam dar uma nova guinada em suas vidas.

domingo, março 20, 2016

Lançamentos em DVD/Blu-Ray

DESCOMPENSADA
(Trainweack, EUA, 2015) de Judd Apatow
Comédia. Com a chegada da crise dos 30 anos, mulher tenta corrigir falhas para dar uma guinada em sua vida.




EU, VOCÊ E A GAROTA QUE VAI MORRER
(Me and Earl and the Dying Girl, EUA, 2015) de Alfonso Gomez-Rejon
Comédia. Dois amigos estudantes tem as suas vidas alteradas quando conhecem uma garota que tem pouco tempo de vida.


DHEEPAN - O REFÚGIO
(França, 2015) de Jacques Audiard
Drama. Refugiado do Sri Lanka mora na França em busca de uma vida melhor.




OLHOS DA JUSTIÇA
(The Secret in Their Eyes, EUA, 2015) de Billy Ray
Drama. Equipe de investigadores tentam desvendar a identidade do assassino de uma garota.

terça-feira, março 15, 2016

Tela Super8: "Suddenly I See" - KT Tunstall

O Diabo Veste Prada (The Devil Wears Prada, EUA, 2006) de David Frankel é conhecido por ter uma das melhores atuações de Meryl Streep (o que não é pouca coisa), e pela ótima trilha sonora. O destaque sonoro fica pela música da abertura do filme "Sunddenly I See" de KT Tunstall. Nem parece que faz 10 anos.


quinta-feira, março 10, 2016

Carol

(EUA/Inglaterra, 2015)
Direção: Todd Haynes
Elenco: Cate Blanchett, Rooney Mara, Sarah Paulson, Kyle Chandler.

Mais uma vez voltando ao universo dos melodramas dos anos 50, Todd Haynes (Longe do Paraíso e da minissérie Mildred Pierce) adapta o livro de Patricia Highsmith com uma produção de primeira (belo trabalho de fotografia, figurino e direção de arte). O grande destaque fica para a linda trilha sonora de Carter Burwell. A dupla Cate Blanchett e Rooney Mara é muito boa mas no entanto achei o ritmo irregular - em outras palavras - com uma incômoda pressa para contar o romance proibido entre a dona de casa Carol e a jovem que deseja ser fotógrafa Therese. Aliás o filme demonstra a transformação de Therese de garota frágil e insegura para uma mulher madura de uma forma muito superficial. Pena constatar que Haynes demorou oito anos para fazer um filme convencional, tendo a chance de realizar um trabalho mais denso como o ótimo A Salvo (1995). No fundo, Carol é somente mais um filme bonito de época que no entanto o seu enredo será sempre atemporal (a descoberta da sexualidade e o preconceito).

sábado, março 05, 2016

Boi Neon

(Brasil, 2015)
Direção: Gabriel Mascaro
Elenco: Juliano Cazarré, Maeve Jinkings, Alyne Santana, Vinicius de Oliveira

Parece que o diretor Gabriel Mascaro está fazendo uma trilogia sobre o novo Nordeste mostrando o contraste entre o capital e o social. Se no primeiro filme, Ventos de Agosto, os costumes do litoral e a plantação de coco foi o estopim para a busca da mudança; em Boi Neon o sertão com a tradição da vaquejada compete com a indústria do vestuário. E nessa linha Iremar busca a ruptura ao dar um novo rumo em sua vida: ser estilista. Porém, o diretor foi mais implacável nas imagens ao expor a crueldade no trato dos animais e também na qualidade deplorável de vida de seus personagens. No entanto o diretor aqui e acolá demonstra toques de humor inesperado para amenizar e tornar tudo mais humano. Destaque no último Festival de Veneza mostra que o cinema que vem de Pernambuco está cada vez mais em alta ao registrar as mudanças e também jogar na cara velhos conceitos ainda impregnados na região.

terça-feira, março 01, 2016

A Grande Aposta

(The Big Short, EUA, 2015)
Direção: Adam McKay
Elenco: Steve Carell, Christian Bale, Ryan Gosling, Brad Pitt.

Mais uma obra sobre a grande crise econômica de 2008, A Grande Aposta se sobressai pelo humor corrosivo e a linguagem extremamente pop ao expor um grupo de especialistas em finanças bancárias  que previam a chegada de uma nova bolha financeira - mas de proporções catastróficas. E nesse quesito o destaque vai para o ótimo trabalho de direção e da espetacular montagem de Hank Corwin que brinca com a linguagem cinematográfica e dá um plus no roteiro. Um raro caso em que a edição turbina o roteiro especialmente quando se trata de comédia, como no caso de celebridades explicando as denominações técnicas do mundo financeiro é uma ótima sacada. Confesso, que a parte técnica é tão boa que tomou de assalto o bom elenco, que mesmo usando peruca e visual medonho, dão conta do recado, especialmente Christian Bale que está ótimo como um especialista que sofre de síndrome de Asperger e tem um olho de vidro.