segunda-feira, julho 25, 2016

Destaque nos cinemas

PROCURANDO DORY
(Finding Dory, EUA, 2016) de Andrew Stanton e Angus MacLane
Animação. Dory e seus amigos tentam desvendar o passado do peixinho sem memória.





JULIETA
(Espanha, 2016) de Pedro Almodóvar
Drama. Num intervalo de 30 anos, Julieta vivencia sentimentos antagônicos no decorrer de sua jornada.



AGNUS DEI
(Les Innocentes, França/Polônia, 2016) de Anne Fontaine
Drama. No fim da Segunda Guerra Mundial, estagiária da Cruz Vermelha se choca com os acontecimentos ocorridos em um convento.



DOIS CARAS LEGAIS
(The Nice Guys, EUA/Inglaterra, 2016) de Shane Black
Comédia. Ao  investigarem um desaparecimento de uma garota dois detetives suspeitam a participação de pessoas importantes no intrincado caso.


MÃE SÓ HÁ UMA
(Brasil, 2016) de Anna Muylaert
Drama. Ao descobrir que a sua "mãe" lhe sequestrou de sua família biológica, rapaz decide mudar radicalmente a sua vida.

quarta-feira, julho 20, 2016

Lançamentos em DVD/Blu-Ray

BOI NEON
(Brasil, 2015) de Gabriel Mascaro
Drama. Rapaz que trabalha em vaquejada sonha com a carreira de estilista de moda.



JOE
(EUA, 2013) de David Gordon Green
Drama. Um ex-presidiário problemático faz amizade com um garoto de família conturbada.







ANOMALISA
(EUA, 2015) de Charlie Kauffman e Duke Johnson
Animação. Homem que vive de palestras sobre motivação ironicamente vê que a sua vida ficou sem graça.

sexta-feira, julho 15, 2016

Tela Super8: "Apple Blossom" - The White Stripes

Mais uma vez explorando o gênero western - a sua maneira - Tarantino faz um filmaço em Os Oito Odiados (The Hateful Eight, EUA, 2015) que apresenta uma produção de cair o queixo. O destaque vai para a ótima trilha sonora do grande mestre Ennio Morricone, mas o diretor não perdeu a oportunidade de incluir canções pop na obra como no caso a ótima "Apple Blossom" do The White Stripes.


domingo, julho 10, 2016

Sob a Pele

(Under the Skin, Inglaterra/EUA/Suíça, 2013)
Direção: Jonathan Glazer
Elenco: Scarlett Johansson, Paul Brannigan, Krystof Hádek, Robert j. Goodwin

Nos EUA tem J. C. Chandor; na Inglaterra é a vez de Jonathan Glazer. Cineastas talentosos que chamam a atenção por realizar obras distintas, explorar gêneros diferentes em cada filme. Em Sob a Pele, Glazer se aventura numa ficção científica existencial ao relatar uma alienígena - em corpo de uma bela mulher - que caça homens solitários na Escócia até que a mesma se rebela. Com um enredo simples, o diretor aproveita para criar belas imagens, e especialmente um trabalho excepcional de som e a incrível trilha sonora de Micachu que potencializa a tensão, dando um plus na narrativa. Vale destacar a ótima atuação de Scarlett Johansson que encaixa bem ao estilo do filme: fria e sem emoção. Um belo trabalho sobre a busca da identidade, e do processo de humanização através de pequenos  gestos (alimentar, amar, sexo, carinho).

terça-feira, julho 05, 2016

Fargo - Uma Comédia de Erros

(EUA/Inglaterra, 1996)
Direção: Joel Coen e Ethan Coen
Elenco: Frances McDormand, William H. Macy, Steve Buscemi, Peter Stormare

Clássico dos irmãos Coen, Fargo tem muita semelhança com outra obra-prima da dupla americana, Onde os Fracos Não Têm Vez (2007). Ambos mostram um mundo hostil dominado pelo desejo da ganância representado aqui por figuras patéticas que faz com que o público sinta mais pena que ódio. E esse sentimento é potencializado com a entrada em cena da investigadora Marge Gunderson, maravilhosamente interpretada pela sempre ótima Frances McDormand; uma mulher grávida que tem uma vida pessoal de sonhos e uma profissional exemplar - em outras palavras, um ser singular em relação a todos que a rodeiam. O que difere esta obra do filme de 2007 é que Fargo arrisca num humor negríssimo (e absurdo também) ao exibir um simples sequestro que caminha para um fim cada vez mais imprevisível e violento - por isso que a distribuidora brasileira inventou um subtítulo que qualifico como infeliz. Mas não vá pensando que é uma comédia de cair o queixo; pelo contrário, o filme parece existir para tirar onda com tantas obras que se "baseiam em uma história real", porém a considero mais um suspense. No aspecto técnico, o filme nos brinda com uma produção de cair o queixo como a linda e melancólica trilha sonora de Carter Burwell, e a bela fotografia do hoje mestre Roger Deakins que vislumbra o branco da neve. Com essa qualidade, não é de espantar que até o hoje é um dos filmes mais admirados pela crítica e público a ponto de ter virado série recentemente na TV americana.

sexta-feira, julho 01, 2016

Vidas que se Cruzam

(The Burning Plain, EUA/Argentina, 2008)
Direção: Guillermo Arriaga
Elenco: Charlize Theron, Kim Basinger, Jennifer Lawrence, Tessa Ia

Uma grande característica do roteirista mexicano Guillermo Arriaga é narrar várias estórias e com elas criar um mosaico de sentimentos. E na sua estreia na direção, o artista não sai da sua linha de conforto e faz um delicado panorama a respeito de relações familiares e das rixas entre brancos e latinos no sul dos EUA.
Kim Basinger é uma mãe que após sobreviver a um câncer de mama se joga num caso extraconjugal com um "chicano" - gerando reprovação de sua filha mais velha. Já Charlize Theron é uma empreendedora de sucesso mas que pessoalmente é uma mulher fria, amarga e que guarda uma grande dor. E por fim, Tessa Ia é uma garota mexicana que tem uma relação saudável com o pai até este sofrer um acidente de trabalho.
Sem grandes ambições, Arriaga faz um bonito trabalho - pelo menos não cai no dramalhão - porém falta um tato para aprofundar melhor as estórias. E com um ótimo elenco, o destaque fica para a delicada atuação de Kim Basinger que dá vida a uma mulher que descobre a sua sexualidade após a extração dos seios.