sexta-feira, novembro 25, 2016

Destaque nos cinemas

DOUTOR ESTRANHO
(Doctor Stranger, EUA, 2016) de Scott Derrickson
Fantasia. Cirurgião desfigurado ganha uma segunda chance com o objetivo de se tornar o Mago Supremo.


O NASCIMENTO DE UMA NAÇÃO
(The Birth of a Nation, EUA, 2016) de Nate Parker
Drama. Biografia de um jovem que liberou, e sofreu as consequências, de uma rebelião de negros no século 19 nos EUA.



SNOWDEN - HERÓI OU TRAIDOR
(Snowden, EUA/Alemanha, 2016) de Oliver Stone
Drama. Funcionário da CIA expõe ao mundo que a referida organização utiliza métodos que invadem a privacidade das pessoas.


ELLE
(França/Alemanha, 2016) de Paul Vehoeven
Suspense. Após ser estuprada, fria mulher de negócios decide - particularmente - caçar o seu algoz.




A CHEGADA
(Arrival, EUA, 2016) de Denis Villeneuve
Ficção cientifica. Linguista é designada pelos militares a se comunicar com seres alienígenas que se encontram em 12 pontos do planeta.



É APENAS O FIM DO MUNDO
(Just la fin du Monde, Canadá/França, 2016) de Xavier Dolan
Drama. Após um longo tempo sem se verem, escritor decide se encontrar com a sua família para informar que tem uma doença terminal.

domingo, novembro 20, 2016

Lançamentos em DVD/Blu-Ray

NEGÓCIOS DA ARÁBIA
(A Hologram for the King, EUA/Inglaterra/Alemanha, 2016) de Tom Tykwer
Drama. Americano falido decide ir a Arábia Saudita com a intenção de vender uma ideia a um monarca da região.


INVOCAÇÃO DO MAL 2
(The Conjuring, EUA, 2016) de James Wan
Terror. Famoso casal demonologista investigarão estranhos acontecimentos que assombram uma família em Londres.



JULIETA
(Espanha, 2016) de Pedro Almodovar
Drama. Mãe revisita o passado para entender o estranho sumiço de sua filha.

terça-feira, novembro 15, 2016

Tela Super8: Simon & Garfunkel - "El Condor Pasa (If I Could)"

É preciso se perder para se encontrar. Este dilema tão essencial da personagem Cheryl vivido com garra por Reese Witherspoon que se transforma na combustão no bonito filme Livre (Wild, EUA, 2014) de Jean-Marc Vallée. E como um jogo de memórias e sentimentos, o cineasta canadense usa com inteligência muitas músicas na jornada de Cheryl, com destaque para a bela canção dos anos 70 da dupla Simon & Garfunkel, "El Condor Passa (If I Could)".



quinta-feira, novembro 10, 2016

Hush - A Morte Ouvi

(EUA, 2016)
Direção: Mike Flanagan
Elenco: Kate Siegel, John Gallaguer Jr., Michael Trucco, Samantha Sloyan.

Em 2016 o diretor Mike Flanagan demonstrou fôlego em realizar três filmes - todos na linha suspense ou terror. E Hush - A Morte Ouvi é um deles. Enredo: mulher surda e muda, que vive isolada numa casa no meio do nada, é assediada por um psicopata. Diante desse fiapo de estória, infelizmente o diretor não foi criativo (como o interessante O Espelho) e realiza um típico filme jogo de gato e rato, bem Supercine para ser específico. Esperava que a obra usasse com inteligência a deficiência da personagem - e também recursos audiovisuais - para escapar da sina. Só que não. Assim, o filme não fede e não cheira, e entrega uma banal luta; pelo menos a sua duração é curtíssima, 80 minutos. Indicado para aqueles dias necessários para desligar o cérebro.

sábado, novembro 05, 2016

Jurassic Park - Parque dos Dinossauros

(Jurassic Park, EUA, 1993)
Direção: Steven Spielberg
Elenco: Sam Nell, Laura Dern, Richard Attenborough, Jeff Goldblum.

Tem cineasta que quando envelhece dá sinais que perdeu a mão, e as vezes até a realidade. Infelizmente Steven Spielberg entra nesse rol em conta dos seus últimos filmes, no qual ele abraça o politicamente correto - o seu cinema atual dá voz a ternura, aos bons sentimentos. Não é de estranhar que os seus filmes não atraem o público e a critica como outrora. E Jurassic Park representa aquele Spielberg que a gente conhece tão bem. O grande campeão de bilheteria de 1993 - que assombrou pelos efeitos visuais inédito na época - ficou datado na forma que explora o quesito ético científico (cientista dando uma de Deus não é novidade), mas o filme ganha um grande fôlego quando os personagens lutam para sobreviver dos dinossauros que escaparam do seu espaço, melhor, cercado. Com um ritmo incessante, e um suspense bem construido, Spielberg mostra domínio criando a sensação de uma montanha russa desgovernado. Com uma ótima produção, destaque a boa trilha sonora do mestre John Willians, Jurassic Park se transformou no último grande filme pipoca do diretor, completando 23 anos.

terça-feira, novembro 01, 2016

Parceiros da Noite

(Cruising, EUA, 1980)
Direção: William Friedkin
Elenco: Al Pacino, Paul Sorvino, Karen Allen, Richard Cox.

William Friedkin sempre foi um diretor ousado. Seus filmes tem o hábito de jogar pesado com o público, como o mais famoso deles: O Exorcista (1973). No entanto, o seu filme mais polêmico e controverso continua sendo Parceiros da Noite. Desde do inicio de sua produção todo mundo chiou - especialmente os homossexuais, pois o filme aborda o submundo gay com uma visão chocante (e de certo modo suja). De forma crua e realista, o filme aborda o ponto de vista de um policial hétero que é designado a descobrir a identidade de um psicopata que mata gays. Com uma linguagem tão incômoda e sem tratamento e filtro, Friedkin escancara o estilo de vida gay, e realiza uma obra indigesta. Mas o filme tem duas cartas na manga que o faz ser comentado até hoje: o astro Al Pacino ter aceito fazer o papel principal, uma demonstração de coragem até para os dias de hoje (um bom trabalho, e por incrível que pareça, uma interpretação mais contida; esperava algo mais explosivo); e o seu inesperado final aberto. E de filme de investigação, a obra acaba embarcando para um estudo de personagem em que a persona de Pacino, Steve Burns, é mais complexo que a gente imagina. Não é o melhor trabalho do diretor (adoro Possuídos) mas pelo menos o mesmo sabe como poucos a chacoalhar um cinema tão careta e conservador que é o cinema americano.