Finalmente o ano novo inicia, e junto sai as indicações ao Oscar 2019. E nesta edição muitas surpresas (esperadas rsrs) aconteceram. Primeiro, a Academia finalmente indicou um filme adaptado em história em quadrinho, Pantera Negra, para a categoria máxima, e com uma boa chance de ganhar o citado prêmio! Mas se isso concretizar, o que vai acontecer com a futura indicação de melhor filme popular? Outro filme que está bombando é o mexicano Roma, que lidera em números de indicações neste ano, mostrando que a Netflix não está de brincadeira. E junto com Roma outros filmes "estrangeiros" se deram bem como o polonês Guerra Fria (merecidíssimo) e o alemão Nunca Deixe de Olhar que foram além da indicação de melhor filme estrangeiro; aliás a lista de indicados nessa categoria é de longe a melhor dessa edição. E voltando a Hollywood, o cometa Nasce uma Estrela perdeu fôlego, e espero que Spike Lee ganhe algum prêmio por Infiltrado na Klan. E neste ano não tem favorito ao prêmio principal criando uma lacuna para uma grande surpresa no fim da premiação. Roma? Pantera Negra? Green Book: O Guia? Infiltrado na Klan? A Favorita? O ponto negativo: o fraco Bohemian Rhapsody aparece na lista só por causa da sua grande bilheteria. Nem tudo é flores.
BOHEMIAN RHAPSODYSempre entra na lista do Oscar um filme fraco. E nesta edição o eleito foi a biografia da banda Queen. Com um péssimo início, em que a criação da música-título é exposta de forma superficial, o filme só ganha pontos com o ótimo final mas isso se deve mais as músicas da banda do que ao filme. Lamentável. A única coisa boa é a ótima atuação de Rami Malek como Freddy Mercure. Se não fosse a bilheteria assombrosa dificilmente receberia as 05 indicações. Tem chance de levar a de melhor ator, e pasmem, melhor edição (se concretizar será a piada do ano).
A FAVORITA
Com uma carreira ascendente, o cineasta grego Yorgos Lanthimos se consagrou de vez com o delicioso A Favorita. Com uma produção de cair o queixo, o diretor usa e abusa do seu estilo provocativo e realiza uma espécie de Ligações Perigosas à lá Lars Von Trier. E de quebra, o trio de atrizes esta fantástico - uma pena que a Olivia Colman não tenha chance de levar o prêmio de melhor atriz, ela merece. Com 10 indicações, o filme é o favorito para melhor roteiro original, edição, figurino, direção de arte.
GREEN BOOK: O GUIA
O inesperado sucesso no Festival de Toronto deu um impulso gigantesco a estréia em um drama ao cineasta Peter Farrelly, mais conhecido pelas comédias politicamente incorretas, mas aqui o diretor volta muito comportado, o que pra mim foi uma surpresa negativa, afinal nos últimos anos o racismo/preconceito vem se tornando um tema para ótimas produções originais. Com 05 indicações, tem chance de ganhar a de melhor ator coadjuvante para Marheshala Ali, e pode surpreender na de melhor filme após ganhar o Globo de Ouro de melhor comédia e o sindicado dos produtores. Espero que eu esteja enganado.
INFILTRADO NA KLAN
Será que é desta vez que a Academia vai reconhecer o polêmico e politizado Spike Lee? Após uma estreia brilhante no Festival de Cannes, Infiltrado na Klan é um filme atual e necessário ao cutucar que o racismo somente mudou de estratégia - e no fim um tapa na cara a um mundo cada vez mais conservador e fechado. Com 06 indicações, tem muita chance de levar a de melhor roteiro adaptado.
NASCE UMA ESTRELA
De início a quarta versão do musical Nasce uma Estrela era uma incógnita. Bradley Cooper estreando na direção, Lady Gaga debutando no cinema. Mas o filme gerou ótimas críticas no Festival de Veneza, e a bilheteria consagrou a obra, que realmente é muito boa de fato, e a dupla arrebenta. Se no fim de 2018, o filme já era considerado certo para o prêmio de melhor filme, o tempo esfriou os ânimos e a ausência de Cooper na categoria de melhor direção só fez empalidecer a trajetória do filme na noite de Oscar. Com 08 indicações, é o favorito ao prêmio de melhor canção.
PANTERA NEGRA
Há um ano atrás, a adaptação da Marvel causou sensação em torno das boas críticas e da estrondosa bilheteria, e desde daquela época já se falava da possibilidade de arrebentar no Oscar 2019. E não deu outra; o filme sempre entrou na lista dos melhores do ano e conseguiu 07 indicações ao Oscar, incluindo a de melhor filme. Tem chance de ganhar os prêmios de melhor trilha sonora, figurino, edição de som, e mixagem de som.
ROMA
Um projeto muito falado mas que foi jogado para o encanteiro no Festival de Cannes por ser do Netflix; mas no Festival de Veneza Alfonso Cuarón deu a volta por cima e além de levar o Leão de Ouro de melhor filme, deixou a crítica perplexa com a sua beleza estética e o seu discurso ao abordar memórias e crítica social do México dos anos 70. Com incríveis 10 indicações, a Academia deixa de lado o preconceito sobre o famoso streaming, e tem uma grande chance para quebrar barreiras premiando uma obra mexicana para melhor filme, além de direção, filme estrangeiro, e fotografia.
VICE
Time que está ganhando não se mexe. Com essa filosofia em prática, a equipe do sucesso cult de 2015, A Grande Aposta, volta ao estilo consagrado na biografia do "satanás" Dick Cheney, vice-presidente do governo George W. Bush. Mesmo que a fórmula se apresente um pouco desgastada, Vice recebeu 08 indicações com boas chances de melhor maquiagem, montagem e ator para Christian Bale que realmente está fantástico na pele do personagem-titulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário