quinta-feira, maio 30, 2024

Festival de Cannes 2024

 

Nos dias 14 a 25 de maio - como nas edições anteriores - iniciou o festival mais importante do mundo (além de charmoso), o Festival de Cannes. Presidida pela cineasta estadunidense que realizou o filme de maior bilheteria dirigido por uma mulher - Barbie - Greta Gerwig. Nesta edição, a competição oficial pela Palma de Ouro apresentou uma boa seleção de filmes em que o tom político e feminista foi o seu forte. No entanto, a decisão do júri do festival foi para outra direção (o cinemão de massa) e deu a Palma ao estadunidense Anora de Sean Baker, uma comédia sobre uma garota de programa que passa a perna em um família russa rica. Mas chama atenção os dois prêmios (algo raro atualmente) conquistados pelo franco-mexicano Emilia Pérez de Jacques Audiard, um musical em que um chefão das drogas larga tudo para realizar o sonho de uma transição de gênero. Os grandes destaques da competição foram: o dinamarquês The Girl With the Needle de Magnus von Horn que relata a miserável vida de uma mulher que vive um pesadelo nos tempos da 1ª Guerra Mundial; o britânico Bird de Andrea Arnold em que uma adolescente entra em crise ao descobrir que o seu pais vai se casar; o estadunidense Tipos de Gentileza de Yorgos Lanthimos é uma coletânea de três estórias humanas e bizarras; o francês A Substância de Coralie Fargeat é um horror corporal sobre uma atriz que faz de tudo para não perder o status; o indiano All We Imagine as Light de Payala Kapadia em que duas mulheres largam o campo para serem enfermeiras em Bombaim; o português Grand Tour de Miguel Gomes que consta a estória de uma mulher que não aceita o fim do noivado e decide procurar o amado nos confins da Ásia; e o iraniano The Seed of the Sacred Fig de Mohammad Rasoulof que relata um homem que é designado ao cargo de juiz em um momento conturbado do Irã.

Outro destaque foi para o estadunidense Megalópolis - o sonho do mestre Francis Ford Coppola que dividiu a crítica e se tornou o mais comentado do festival. Fora da competição, Furiosa de George Miller chamou a atenção pelo alto nível da produção e pela inovação a saga Mad Max mas agora sem a presença do ilustre protagonista.

Já o Brasil marcou presença com a vitória - fora da competição - do ator Ricardo Teodoro premiado como ator revelação pelo seu trabalho no filme Baby de Marcelo Caetano. E na competição pela Palma, o aguardado Motel Destino de Karim Aïnouz não agradou a crítica com o seu noir tropical.

***

A lista dos vencedores do Festival de Cannes 2024:

Palma de Ouro: Anora (EUA) de Sean Baker
Grande Prêmio do Júri: All We Imagine as Light (Índia) de Payal Kapadia
Prêmio do Júri: Emilia Pérez (México/França) de Jacques Audiard 
Melhor Direção: Miguel Gomes - Grand Tour (Portugal)
Melhor Roteiro: Coralie Fargeat - The Substance (França)
Melhor Atriz: Adriana Paz, Karla Sofia Gascón, Selena Gomez e Zoe Saldanã - Emilia Pérez (México/França)
Melhor Ator: Jesse Plemons - Tipos de Bondade (EUA)
Câmera D´Or (melhor filme de estréia): Armand (Noruega) de Halfdan Ullmamm Tondel
Prêmio Especial: The Seed of the Sacred Fig (Irã) de Mohammad Rasoulof

Nenhum comentário: