domingo, janeiro 18, 2009

Destaques nos cinemas

O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTOM
(The Curious Case Of Benjamin Button, EUA, 2008) de David Fincher
Drama. Ao nascer, Benjamin tem um aspecto inusitado: ele se aparenta ser idoso; porém, com o passar do tempo, ele começa a rejuvenescer.



TONY MANERO
(Chile/Brasil, 2008) de Pablo Larran
Drama. No auge da ditadura do chileno Pinochet, homem faz de tudo para conseguir a melhor interpretação do seu personagem-fetiche: Tony Manero, o papel de John Travolta do filme Embalos de Sábado À Noite.

sábado, janeiro 17, 2009

Lançamentos em DVD

ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA
(Blindness, Canadá/Brasil/Japão, 2008) de Fernando Meirelles
Drama. Moradores de uma grande metrópole são infectados por uma misteriosa doença que os deixam cegos.






[REC]
(Espanha, 2007) de Jaume Balagueiro e Paco PlazaTerror. Equipe de TV faz matéria sobre um estranho fato ocorrido num prédio sem saber que o local esta infestado de mortos-vivos.






LINHA DE PASSE
(Brasil, 2008) de Walter Salles e Daniela Thomas.
Drama. Os sonhos e decepções dos integrantes de uma família pobre que vive na periferia de São Paulo.






CONTROL
(Control, EUA, 2007) de Anton Corbin.
Drama. Biografia do cantor inglês Ian Curtis, vocalista da banda Joy Division que revolucionou a história do rock.

quarta-feira, janeiro 14, 2009

Tela Super8: Iggy Pop - Lust For Life

Para começar o ano com chave de ouro a ótima música "Lust For Life" do Iggy Pop, que faz parte da trilha sonora do cultuado filme dos anos 90, Trainspotting - Sem Limites (Trainspotting, Inglaterra, 1996) de Danny Boyle.



http://br.youtube.com/watch?v=JCwl0jhmyyY

quinta-feira, janeiro 08, 2009

Cloverfield - Monstro

O filme "Cloverfield - Monstro" conta a estória de um jovem executivo, Robert Hawkins, que filma os seus últimos dias em Nova Iorque junto com a Elisabeth, a grande paixão de sua vida, antes de partir para o Japão, onde viverá por uns tempos. Dias depois, a câmera de Robert é usada por Hudson, um grande amigo seu para filmar a sua festa de despedida. Durante as gravações, Hudson registra tudo o que rola na festa, incluindo o péssimo clima entre Robert e Elisabeth que estava acompanhada do namorado, que pra variar se desentendem. Logo após a briga, os amigos descobrem o motivo do conflito - os dois estavam tendo um caso em segredo - até que de repente, o prédio onde está sendo realizado a festa sofre um violento tremor. Na televisão, mostra imagens impressionantes de um monstro enorme atacando Manhattan. Desesperados, todos que se encontram na festa fogem para o lado continental da cidade, menos Robert que recebe uma ligação de socorro de Elisabeth, e vai atrás da amada junto com Hudson, Lily e Marlena.

Bom trabalho do diretor Matt Reeves que usa uma linguagem nova para o gênero suspense/terror ao misturar com o documentário. No fundo, o filme é fruto de uma nova era em que a tecnologia digital chegou pra ficar num período em que todos fazem seus filmes e exibem via YouTube. Mas muito de suas cenas recordam o 11 de Setembro, o que é uma prova que esse acontecimento histórico deixou de um tabu, sinal de que os americanos estão cicatrizando essa ferida.

quarta-feira, janeiro 07, 2009

Vicky Cristina Barcelona

O filme "Vicky Cristina Barcelona" conta a estória de duas jovens americanas, de temperamentos diferentes, que vão passar o verão em Barcelona. Enquanto a recatada e romântica Vicky busca concluir o seu mestrado sobre arte catalã; a artista e boêmia Cristina quer aproveitar ao máximo a viagem para desenvolver o seu lado artístico que ela tanto almeja. Em andanças pela capital catalã, elas conhecem, numa exposição de arte local, o pintor Juan Antonio, que faz uma proposta inusitada: passar uns dias em sua cidade natal, Oviedo, para desfrutar momentos de cultura, e principalmente de sexo. No início, Vicky e Cristina se assustam com a direta de Juan Antonio, mas no fim acabam aceitando o convite, mas Vicky recusa o sexo por ser comprometida.

Interessante trabalho de Woody Allen, que depois de usar Londres como cenário nos seus últimos filmes, incluindo o excelente Maitch Point - Ponto Final, muda de ares e filma na alegre e boêmia Barcelona. Mas no seu novo filme, percebe-se um trabalho mais autoral, que lembra bastante os seus grandes clássicos na época que tinha como cenário Nova Iorque. Afinal, tanto Allen quanto Vicky e Cristina estão em um ambiente novo e inusitado, que lhe proporcionarão momentos de encantamento e descoberta sobre a vida, o amor e relacionamento humano. Além do habitual bom gosto de Allen, o filme apresenta uma bela fotografia (uma Barcelona para turista ver), ótima trilha sonora e um elenco afiado, em que as atenções vão para a ótima química entre Javier Barden e Penélope Cruz.

segunda-feira, janeiro 05, 2009

[REC]

O filme "[REC]" conta a estória da jornalista Àngela Vidal e do cinegrafista Pablo que fazem uma matéria para o programa "Enquanto Você Dorme" sobre o dia-a-dia de um corpo de bombeiros. Tudo prossegue na mesma rotina até que o corpo de bombeiros recebe um chamado de socorro. Àngela e Pablo acompanham o trabalhos dos bombeiros até em um antigo prédio. Nesse local, os seus moradores ficam assustados com os gritos de uma inquilina. O zelador e os bombeiros vão ao apartamento dessa inquilina, e a encontra toda ensaguentada, que do nada ataca o zelador e um dos bombeiros. Assustados, todos os moradores, os bombeiros e a equipe de televisão vão para a recepção do prédio, e descobrem que estão presos no lugar porque as autoridades locais isolaram o prédio por achar que ocorreu alguma contaminação naquele lugar.

Claustrafóbico e tenso trabalho dos diretores Jaume Balagueró e Paco Plaza, que usam a criatividade (embora lembre o já clássico A Bruxa de Blair) ao fazerem um filme de terror de teor atualíssimo (afinal, a Espanha sofre dos ataques terroristas do ETA e recentemente, dos extremistas mulçumanos). E o filme é uma aula de montagem, já que o ponto-de-vista do enredo sai das lentes da câmera do cinegrafista Pablo. Mas o seu ponto forte é o trabalho perfeito do som - quê de tão bom, ninguém sente falta da ausência da trilha sonora. Enfim, mais um ótimo filme de terror que a Espanha fabrica, mostrando que a criatividade aliada com uma equipe competente faz muita diferença.