terça-feira, maio 15, 2012

Destaques nos cinemas

PIRATAS PIRADOS!
(The Pirates! Band of Misfits, Inglaterra/EUA, 2012) de Peter Lord e Jeff Newitt
Animação. Piratas inimigos se metem em muitas confusões para ganhar o posto de "pirata do ano".


SOMBRAS DA NOITE
(Dark Shadows, EUA, 2012) de Tim Burton
Terror. Vampiro imortal sai da tumba após hibernar séculos e lida com os seus descendentes nos loucos anos 70.





O EXÓTICO HOTEL MARIGOLD
(The Best Exotic Marigold Hotel, Inglaterra, 2011) de John Madden
Comédia. Britânicos aposentados decidem morar num suposto hotel de luxo na Índia com o intuito de mudar o rumo de suas vidas.

segunda-feira, maio 14, 2012

Lançamentos em DVD/Blu-Ray

TUDO PELO PODER
(Ides of March, EUA, 2011) de George Clooney
Drama. Jovem idealista se decepciona com a política ao participar de uma eleição.




CAVALO DE GUERRA
(War Horse, EUA, 2011) de Steven Spielberg
Drama. Cavalo pecorre pela Europa em plena Primeira Guerra Mundial testemunhando atrocidades bélicas.




O ESPIÃO QUE SABIA DEMAIS
(Tinker, Tailor, Soldier, Spy, Ingaterra/Alemanha, 2011) de Tomas Alfredson
Suspense. No auge da guerra fria, espião inglês se envolve em tramóias e conspirações com a inteligência britânica.




DOIS COELHOS
(Brasil, 2011) de Afonso Poyart
Policial. Rapaz revoltado com a impunidade bola um plano que joga de frente bandidos e corruptos.





SUPER 8
(EUA, 2011) de J. J. Abrams
Aventura. Ao realizar um filme de terror trash, grupo de adolescentes testemunham um fato insólito no meio das filmagens.

sábado, maio 12, 2012

Tela Super8: Os Caça-Fantasmas

Voltando no tempo, acabei recordando uma canção que marcou uma geração, a música "Ghostbusters" cantada por Ray Parker Jr. do filme Os Caça-Fantasmas (Ghostbusters, EUA, 1984) de Ivan Reitman. É o filme , é o desenho animado que eu assistia demais quando era pequeno.

quinta-feira, maio 10, 2012

Toda Forma de Amor

Benginners, EUA, 2010
Direção: Mike Mills
Elenco: Ewan McGregor, Christopher Plummer, Mélanie Laurent, Goran Visnjic

Taí um filme que é bem gênero indie. Mas diferente dos seus similares que as vezes caem na pretensão para dizer que são "cool" e moderno, Toda Forma de Amor chama a atenção pela simpatia, alto astral e bom humor. Com personagens simpáticos o filme de Mike Mills (que dirigiu o ótimo Impulsividade) é uma ode ao carpe diem mas sem cair na armadilha da auto-ajuda. Mesmo Christopher Plammer muito bem no papel que mais chama a atenção na trama como o senhor que sai do armário, porém a alma do filme é Ewan McGregor que tá ótimo no papel de um jovem quase quarentão que tem dificuldade de ter uma relação amorosa - e se apaixona pela eterna Shosanna, Mélanie Laurent, que está linda por sinal. Pena que o filme não explique o motivo dessa dificuldade - eu não engoli essa estória de que isso surgiu em conta da relação fria de seus pais. Achei os seus pais tão legais, especialmente a mãe: louquinha, criativa e de ótimo humor.

sábado, maio 05, 2012

Jogos Vorazes

The Hunger Games, EUA, 2012
Direção: Gary Ross
Elenco: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Elisabeth Banks, Woody Harrelson

Vendido como a nova franquia a substituir Harry Porter e Crepúsculo, Jogos Vorazes é um produto estranho por natureza. Com elementos fantasiosos que remetem desde do bruxinho inglês ao trio virgem-vampiro-lobisomen, o seu enredo tá mais para um misto de Gladiador com Big Brother. E o seu visual deixa tudo mais esquisito: o início faz jus aos anos 50, mostrando uma região rural e decadente; depois vem o visual de mangá japonês simbolizando a cidade rica; e por fim uma realidade virtual em forma de floresta. Jennifer Lawrence está bem em um papel que lembra Inverno da Alma, filme que a consagrou. Pelo menos o filme tem a inteligência de fazer crítica aos reality shows, mas hoje em dia falar desses programas é chover no molhado. E confesso que o filme não me agradou por completo e até tive risos involuntários (como a cena do par de Jennifer com o rosto camuflado de rocha).

quinta-feira, maio 03, 2012

Tão Forte e Tão Perto

Extremely Loud and Incredibly Close, EUA, 2011
Direção: Stephen Daldry
Elenco: Sandra Bullock, Tom Hanks, Thomas Horn Oskar, Max von Sydow

Seria questão de tempo que Hollywood faria um filme que exporia o trauma da megalópole Nova Iorque: o 11 de setembro. Mas não foi dessa vez que o competente Stephen Daldry soube retratar uma cidade que ainda tenta se impor após a tragédia. Uma pena já que o ator mirim Thomas Horn como o sensível e hiper agitado Oskar dá um show. Mas o roteiro é fraco e o resto do elenco super star está perdido (Sandra Bullock vive aos prantos; Tom Hanks as vezes parece um cara abobalhado e por ae vai). Mesmo que o filme ganhe um certo fôlego quando o idoso mudo interpretado por Max von Sydow se junta a Oskar para descobrir o enigma da chave não foi o suficiente para tornar Tão Forte e Tão Perto num bom filme. E que papelão da Academia de indicá-lo ao prêmio máximo!!! Sem sombra de dúvida tem obras mais interessantes e melhores que isto.