domingo, janeiro 25, 2015

Destaque nos cinemas

ACIMA DAS NUVENS
(Clouds of Sils Maria, França/Alemanha, 2014) de Olivier Assayas
Drama. Famosa atriz aceita trabalhar em uma nova versão de uma peça que a tornou estrela e inesperados fatos surgem no decorrer desta produção.




WHIPLASH: EM BUSCA DA PERFEIÇÃO
(EUA, 2014) de Damien Chazelle
Drama. Ao ingressar numa faculdade famosa, estudante de música passa por grandes dilemas para atingir a perfeição.





LEVIATÃ
(Leviathan, Rússia, 2014) de Andrey Zvyagintsev
Drama. Proprietário de uma oficina mecânica tem a sua vida se transformar em pesadelo porque o prefeito de sua cidade decide a qualquer custo se apropriar do seu terreno.





LIVRE
(Wild, EUA, 2014) de Jean-Marc Valleé
Drama. Mulher decide fazer uma longa caminhada pelos EUA para exorcizar seus demônios particulares.








O AMOR É ESTRANHO
(Love is Strange, EUA, 2014) de Ira Sanchs
Drama. Após décadas de convivência, casal é obrigado a viver separados em conta de dificuldades financeiras.


A TEORIA DE TUDO
(The Theory of Everything, Inglaterra, 2014) de James Marsh
Drama. Biografia do físico mais renomado da atualidade, Stephen Hawking, do seu casamento a sua deficiência física.




FOXCATCHER: UMA ESTÓRIA QUE CHOCOU O MUNDO
(Foxcatcher, EUA, 2014) de Bennett Miller
Drama. Conturbada relação entre dois irmãos lutadores de luta-livre e o seu patrocinador, um milionário excêntrico.



BIRDMAN OU (A INESPERADA VIRTUDE DA IGNORÂNCIA)
(Birdman or (The Unexpected Virtue of Ignorance), EUA, 2014) de Alejandro González Iñárritu
Comédia. Ator famoso decadente tenta dar a volta por cima mas o seu ego atrapalha tudo.

terça-feira, janeiro 20, 2015

Lançamentos em DVD/Blu-Ray

GUARDIÕES DA GALÁXIA
(Guardians of the Galaxy, EUA, 2014) de James Gunn (II)
Ficção científica. Jovem se junta a um grupo para salvar o Universo após roubar uma misteriosa esfera.





AMAR, BEBER E CANTAR
(Aimer, Boire et Chanteur, França, 2014) de Alains Reisnais
Drama. Grupo de teatro tenta realizar uma peça depois de descobrir o estado enfermo de uma querida pessoa.

quinta-feira, janeiro 15, 2015

Tela Super8: Karina Buhr - "Bem Vindas"

Mais uma vez o cinema que vem de Pernambuco surpreende por cada vez explorar temas que remetem ao contexto social, como a nova classe média, a dura vida dos marginalizados de Recife. Dentro desse contexto, o filme Era uma Vez Eu, Verônica (Brasil, 2012) de Marcelo Gomes aborda a questão, mais de uma forma bastante particular, ao relatar as dúvidas e anseios de uma médica recém-formada em Recife. E pra completar, tem uma trilha sonora matadora com destaque para Karina Buhr com a triste canção "Bem Vindas".

sábado, janeiro 10, 2015

Boa Sorte

(Brasil, 2014)
Direção: Carolina Jabor
Elenco: João Pedro Zappa, Deborah Secco, Felipe Camargo, Fernanda Montenegro

Leve, inteligente e uma pegada pop. Boa sorte pode ser o primeiro filme de Carolina Jabor mas é uma típica obra do diretor Jorge Furtado, que nessa obra é o roteirista e produtor. Mas a diretora contribuiu ao inserir um tom mais sensível e feminino ao relatar uma inusitada estória de amor entre um jovem viciado em tranquilizante e uma pintora soropositiva de comportamento autodestrutivo. Mesmo com alguns erros como na cena da árvore; e em determinados momentos a trilha sonora fica fora de tom, o filme ganha pontos pelo bom roteiro e o ótimo elenco em que Pablo Sanábio rouba a cena como o artista doido Felipe. Também adorei a utilização da animação na estória dando um frescor e originalidade a obra. Mas no fim confesso que esperava algo na linha de um filme que admiro - Garota, Interrompida - mas se o filme americano mostra o desencantamento de uma geração, a obra brasileira foca mais o romance entre dois jovens que são ora largados pela família ou prisioneiros de seu comportamento.

segunda-feira, janeiro 05, 2015

Boyhood: Da Infância à Juventude

(EUA, 2014)
Direção: Richard Linklater
Elenco: Ellar Coltrane, Lorelei Linklater, Patricia Arquette, Ethan Hawke

Seja no experimental ao convencional, o cinema de Richard Linklater sempre foi ligado ao elemento humano. E Boyhood representa ao máximo esse conceito. Contando com um realismo tocante a vida do garoto Mason, dos 06 aos 18 anos, o filme relata com uma cumplicidade impressionante temas familiares como violência doméstica, a importância dos pais na educação dos filhos, a reflexão sobre as experiências de vida e até o poder redentor da educação e da arte (muitas cenas do filme se passa nas escolas, e a mãe dá a volta por cima ao se tornar professora, e Mason se torna fotógrafo).
Mas também expõe de forma dolorosa como toda a nossa existência é curta e inconstante. E o diretor foi inteligente ao impor no roteiro frases reais, comuns e não decorebas de autoajuda que tanto faz sucesso atualmente. O elenco arrebenta especialmente Ellar Coltraine em que o público vê crescer, amadurecer (por reais 12 anos) diante dos olhos causando uma intimidade imediata demonstrando que a ideia do diretor foi super válida. E a montagem orgânica é um primor de simplicidade ao conduzir toda a saga de Mason e sua família em quase três horas de duração com uma sensibilidade singular. Realmente o tempo passa rápido e a gente nem percebe.

quinta-feira, janeiro 01, 2015

Ventos de Agosto

(Brasil, 2014)
Direção: Gabriel Mascaro
Elenco: Geová Manoel Dos Santos, Dandara de Morais, Gabriel Mascaro, Antônio José dos Santos.

Agosto é o mês em que o mar se torna mais bravo e perigoso, com fortes rajadas de vento e a maré destrói tudo que tem pela frente. E o mesmo fenômeno é o responsável pela chegada de um pesquisador meteorológico que se adentra em uma esquecida vila do litoral de Alagoas. A entrada desse elemento de fora será o fio condutor ao expor a rotina miserável da região, especialmente do casal de jovens Jeison e Shirley, que vivem sob as ordens do país. Com um fiapo de estória, o diretor Gabriel Mascaro faz um belo trabalho visual associado a linda fotografia também de sua autoria, que captura com um assombroso realismo a natureza e os costumes da região. Outro destaque é o apurado trabalho de som, afinal o vento e a natureza da região são elementos cruciais no argumento. Mesmo com um ritmo lento, mas nada cansativo em conta da curta duração, o filme surpreende com o seu inesperado humor que as vezes chegar a ser negro ao relacionar o embate entre a natureza e os costumes locais patriarcais; e a luta do homem de querer criar o seu próprio destino. Como é bom descobrir as boas pérolas que estão surgindo no cinema brasileiro atual.