domingo, dezembro 02, 2007

O Vigarista do Ano

O filme “O Vigarista do Ano” conta a estória real de Clifford Irving, um escritor fracassado, que ao descobrir que a sua última obra vai ter uma distribuição pequena, o que fere o seu ego e auto-estima, cria um plano para dar a volta por cima. Ele alega a sua editora que recebeu uma grande missão: escrever a biografia do bilionário excêntrico Howard Hugues. É claro que isso é mentira, ele nunca viu Howard Hugues na vida. Mas com a ajuda do amigo escritor/pesquisador Dick Susskind, ele leva essa mentira adiante. Ao mesmo tempo ele perde o controle de si, e as pessoas que estão em sua volta.




Baseado num acontecimento verídico que ocorreu no início dos anos 70, O Vigarista do Ano mergulha no universo de uma pessoa que cria uma mentira, uma ilusão, e depois se perde nela. Numa fronteira que a verdade e a imaginação se misturam.
O diretor Lasse Hallström (Gilbert Grape – Aprendiz de um Sonhador, Chocolate) faz um trabalho regular, já que o seu estilo choca um pouco com a narrativa. Resumindo: o cineasta sueco é um contador de estórias tradicional, sem ousadias. E é isso que falta no filme. Se bem que escalar Richard Gere (numa boa atuação) como protagonista para esse tipo de filme é uma jogada de risco. Mas o diretor e o ator se saíram bem nisso. Mas a melhor coisa do filme é o seu ótimo desenho de produção, algo comum nas produções de Hollywood.

Nenhum comentário: