domingo, março 02, 2008

Piaf - Um Hino ao Amor

O filme “Piaf – Um Hino ao Amor” conta a estória de um mito da música francesa, Edith Piaf. Uma mulher que passou por inúmeros obstáculos até atingir a fama e a glória. Edith nasceu no começo do século XX em plena miséria. Filha de um pai percusionista de circo e mãe cantora de cabaré, ela passava os seus dias nas ruas parisienses. Até que um dia, o seu pai a entregou aos cuidados de uma cafetina, pois ele não tinha condições de cuidar da filha.
Mas o filme também aborda os seus últimos anos de vida, quando Edith sofre de um caso grave de reumatismo que a impede de fazer a coisa que ela mais gosta: cantar.
Impressionante filme francês que tem um desenho de produção espetacular (com certeza, receberá várias indicações para o Oscar 2008), que não deve em nada as super produções hollywoodianas. Mas o seu grande destaque é a atuação “espírita” de Marion Cotillard no papel de Edith Piaf. Ela esta absurdamente perfeita no papel, interpretando Piaf desde jovem até a velhice (mas vale frisar que a o trabalho de maquiagem teve um papel fundamental, ajudando e muito no trabalho da atriz).
Se o visual, o filme é digno de nota, o seu conteúdo deixa as vezes a desejar. Piaf, que teve uma vida tão atribulada como as canções que ela cantava, ganhou uma adaptação cinematográfica irregular. Com tantas idas e vindas na cronologia, que as vezes o filme ganha um ar de telefilme que não explora a personagem com profundidade. Piaf virou somente um símbolo de uma pessoa que saiu da pobreza para a glória; que soube viver num mundo em que a alegria vem sempre acompanhada de uma desgraça.

Nenhum comentário: