sexta-feira, abril 18, 2008

Destaques nos cinemas

UM BEIJO ROUBADO
(My Blueberry Nights, Hong Kong/China/França) de Wong Kar-Wai
Drama. Garota embarca numa viagem sem destino para curar feridas de uma desilusão amorosa.






PECADOS INOCENTES
(Savage Grace, EUA/Espanha) de Tom Kalin
Drama. Família da alta sociedade esconde o seu comportamento excêntrico, especialmente na relação entre a matriarca e o seu filho.

quarta-feira, abril 16, 2008

Lançamentos em DVD

BUBBLE
(Há-Buah, Israel, 2006) de Eitan Fox
Drama. Casal gay de religiões diferentes tenta manter a relação numa Israel dividida.





MEDO DA VERDADE
(Gone Baby Gone, EUA, 2007) de Ben Affleck
Drama. Detetive é contratado para encontrar uma garotinha desaparecida, mas o caso é mais nebuloso do que parece.






HAIRSPRAY - EM BUSCA DA FAMA
(Hairspray, EUA, 2007) de Adam Shankman
Musical. Garota gorda sonha em aparecer num programa de televisão, quando conflitos raciais afloram em sua cidade.





VIAGEM A DARJEELING
(The Darjeeling Limited, EUA, 2007) de Wes Anderson
Drama. Três irmãos tentam se aproximar numa viagem de trem na Índia.

segunda-feira, abril 14, 2008

Top 05 Comédias

05 - Pepi, Luci, Bom y Otras Chicas del Montón
(Espanha, 1980) de Pedro Almodóvar

04 - A Incrível Suzana
(The Major and the Minor, EUA, 1942) de Billy Wilder

03 - Tootsie
(EUA, 1982) de Sidney Pollack

02 - Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos
(Mujeres Al Borde De Un Ataque de Nervios, Espanha, 1988) de Pedro Almodóvar

01 - Quanto Mais Quente Melhor
(Some Like It Hot, EUA, 1959) de Billy Wilder

domingo, abril 13, 2008

Tela Super8: PORTISHEAD - Glory Box

Clip da música "Glory Box" da banda Portishead, que faz parte da trilha sonora do filme Beleza Roubada (Stealing Beauty, EUA, 1996) de Bernardo Bertolucci.


quinta-feira, abril 10, 2008

Dica Super8: As Horas

Excelente adaptação da obra de Michael Cunningham, que mistura a vida e a arte de uma artista (a escritora Virginia Woolf e a sua obra máxima Mrs. Dalloway) e mais duas estórias temporais que têm um intricada ligação. As Horas vale pelo mosaico de vidas que se encontram em situações e emoções parecidas, e que sofrem de uma dor angustiante que parece não ter cura. Um momento em que as horas parecem nunca ter fim.

terça-feira, abril 08, 2008

O Sobrevivente

O filme “O Sobrevivente” conta a estória real do piloto da força aérea militar americana, Dieter Dengler, que num vôo de rotina, o seu jato sofre uma pane caindo em Laos, uma região da Ásia mergulhada em conflitos político e militar – afinal, são os anos 60, o auge da guerra fria. No meio da floresta descaldante, Dieter é sequestrado por um grupo de guerrilheiros, em que o chefe do bando, uma autoridade política, lhe promete a liberdade se ele aceitar a opção de assinar um papel de contéudo anti-americano. Com o ego ferido, Dieter não assina o que acarreta em mais tortura, até que ele é levado a um “campo de concentração” no meio da selva, local este que se encontram outros prisioneiros, a maioria militares americanos. Diante dessa situação, Dieter e os outros presos se juntam e bolam um plano de fuga.

O Sobrevivente é um típico filme do cineasta alemão Werner Herzog, mestre em contar estórias de homens que testam os seus limites físicos e psicológicos diante de uma força que eles desconhecem (geralmente a própria natureza). Com uma linda fotografia (explorando ao máximo os tons naturais), o filme impressiona pelo ótimo elenco, especialmente Christian Bale, ao interpretar um homem que nunca perde a sanidade, mesmo que seu corpo aparenta ser mais frágil com o passar do tempo.
Porém, esse filme incomoda mas não soa pesado. As vezes, o diretor vira um mero observador, deixando o filme um pouco mais frio. Mas confesso que não sou um grande fã de Herzog (só assisti Nosferatu e O Enigma de Kaspar Hauser), as vezes eu não consigo digerir os seus trabalhos. E isso aconteceu novamente com O Sobrevivente. Mas, sem dúvida nenhuma, o filme perde pontos com o seu final “comercial” que destoa o resto do filme.

domingo, abril 06, 2008

Um Casamento à Indiana

O filme “Um Casamento à Indiana” conta a estória de uma indiana chamada Aditi, que esta prestes a se casar com um desconhecido num noivado arranjado pelos seus pais. O problema é que ela é apaixonada por um homem casado que a vive enrolando dizendo que vai se divorciar, fato este nunca concretizado. Mas Aditi não é a única com problemas. Com o casamento surgem outros por causa da tradição indiana de que dias antes do casamento, os pais da noiva devem receber e hospedar todos os parentes em sua casa. O que significa mais dramas, mas também muita música e alegria. Nem o empreiteiro que esta organizando o casamento escapa. Ele acaba se apaixonando pela empregada da casa de Aditi.

Comédia dramática alto-astral que mostra um dos vários costumes (o casamento) da sociedade indiana, mas de uma forma bem acessível aos olhares ocidentais. A diretora Mira Nair explora bem um texto que poderia cair no melodrama barato, dando uma dimensão exata para que o público sinta empatia imediata com os seus personagens. Com uma ótima trilha sonora, que mescla o som pop com música indiana, e um visual que explode na tela com cores quentes, o filme explora aspectos inusitados da Índia atual. Os personagens do filme, na maioria de classe média alta, misturam a língua hindu e o inglês – num esforço incrível para a sua ocidentalização. E é isso que a diretora queria mostrar, um país que quer se globalizar mas no jeitinho à indiana.

quarta-feira, abril 02, 2008

Planeta Terror

O filme “Planeta Terror” conta a estória de uma típica cidadezinha do interior dos Estados Unidos que vira um palco de duas batalhas decorrentes de um fato inusitado. Primeiro, surge uma batalha entre um cientista de métodos rudes e um militar mais doido ainda por causa de um produto tóxico e perigoso. Desse cenário, ocorre um desastre: o produto tóxico é liberado, o que acarreta na transformação de muitas pessoas em zumbis assassinos. Essa “nuvem assassina” acaba se espalhando por todo o lugar.
Segundo, para sobreviver a esse cenário caótico, algumas pessoas imunes ao efeito do produto lutam contra os zumbis: a stripper de corpo flexível Cherry e o seu ex-namorado, o esquisito El Wray; a Dr. Dakota Block, que além de fugir dos mortos-vivos, tem que escapar da fúria do marido controlador, o também médico William Block.

Hilário filme de Robert Rodriguez que faz uma homenagem aos antigos e surrados filmes B de terror dos anos 70, obras que tinham como destaque o banho de violência gratuita, sangue, sexo e um enredo que não faz o menor sentido. E principalmente, esses filmes eram super mal feitos.
Mas o diretor queria se divertir, e conseguiu. Faz um bom escracho, rodeado de efeitos computadorizados para dar um ar de filme mal feito, quanto pelo seu bom elenco. E também foi um pouco ousado e divertido ao dar uma conclusão quase “bíblica” a sua obra. Quem diria que uma stripper poderia ser a chave para a sobrevivência da Terra.