quarta-feira, maio 21, 2008

Destaques nos cinemas

O ESCAFANDRO E A BORBOLETA
(Le Scaphandre Et Le Papillon, França/EUA, 2007) de Julian Schnabel
Drama. Depois de sofrer um derrame, jornalista tem todos os movimentos do corpo paralizados, se comunicando apenas com o olho.




EFEITO DOMINÓ
(The Bank Job, Inglaterra, 2006) de Roger Donaldson
Policial. Um grupo de pessoas se juntam para elaborar um eficiente plano para roubar um banco.






UM CRIME AMERICANO
(An American Crime, EUA, 2007) de Tommy O´Haver
Drama. Duas garotas ficam sob a supervisão de uma mulher violenta, após os seus pais saírem para uma viagem.

terça-feira, maio 20, 2008

Lançamentos em DVD

OS IMORAIS
(The Grifters, EUA, 1990) de Stephen Frears
Drama. Trio de trambiqueiros tenta sobreviver ao sórdido mundo do crime de Los Angeles.





LADY CHATTERLEY
(Lady Chatterley, França, 2006) de Pascale Ferran
Drama. Mulher casada tem um caso com um empregado de sua casa, depois que o seu marido volta da guerra tetraplédico.







OS INDOMÁVEIS
(3:10 To Yuma, EUA, 2007) de James Mangold
Faroeste. Fazendeiro é designado a uma difícil missão: deslocar um famoso bandido para uma estação de trem.







ACROSS THE UNIVERSE
(EUA, 2007) de Julie Taymor.
Musical. Jovem casal tem um relacionamento amoroso no conturbado anos 60.






NA NATUREZA SELVAGEM
(Into the Wild, EUA, 2007) de Sean Penn
Drama. Depois de concluir o ano letivo, rapaz joga tudo para o alto, e decide fazer uma viagem a pé para o Alasca.






DESEJO E REPARAÇÃO
(Atonement, Inglaterra/França, 2007) de Joe Wright
Drama. Garota inventa uma mentira por puro ciúme, que mudará para sempre a trajetória dos envolvidos.

quinta-feira, maio 15, 2008

Tela Super8: BEE GEES - Stayin´ Alive

Quando se fala em Bee Gees, o que vem a memória é a música "Stayin´Alive", que faz parte da trilha sonora do filme Os Embalos de Sábado à Noite, um ícone dos anos 70 que aborda o universo das danceterias. Por ter causado um enorme sucesso, era de se imaginar que surgisse paródias; e a melhor delas foi criado pelo hilário Apertem os Cintos...o Piloto Sumiu (Airplane!, EUA, 1980) de David Zucker, Jerry Zucker e Jim Abrahams.



sábado, maio 10, 2008

Dica Super8: Tempos Modernos

Considerado o último grande filme mudo na história do cinema, Tempos Modernos mostra um mundo industrializado, em que as pessoas se transformaram em mero recurso de uma sociedade encantada pelos seus produtos (consumismo). E nesse universo, Carlitos e Elle são duas almas irresponsáveis e imaturas que não perdem a esperança de viverem dias melhores, com mais dignidade.

quinta-feira, maio 08, 2008

Desejo e Reparação

O filme “Desejo e Reparação” conta a estória da garota Briony, que aos 13 anos de idade desenvolve uma grande ambição de se tornar uma escritora. Mas ela tem uma paixão não correspondida pelo jardineiro de sua mansão chamado Robbie. Enquanto isso, Cecilia, irmã mais velha de Briony, terá um dia “cheio” por causa da visita de um amigo de seu irmão, na verdade um futuro pretendente para o papel de marido de Cecilia. O problema inicia quando Briony começa a desconfiar da relação de Cecilia e Robbie, que se intensifica com a ocorrência de alguns fatos acidentais, que acabam mexendo com os brios do casal, deixando Briony furiosa de ciúmes, e deixando a sua imaginação extravasar, o que marcará para sempre as suas vidas.


Boa adaptação da obra de Ian McEwan, considerado infilmável, mas que o diretor Joe Wright se saiu tão bem quanto no seu trabalho anterior (Orgulho e Preconceito). Belo trabalho sobre o sentimento de culpa e da impossibilidade de desfazer um dano irreparável. Com uma narrativa intricada (como esta em voga no momento, que Babel e O Jardineiro Fiel diga-se de passagem), que a princípio faz parecer tudo frio e distante, mas no final se mostra adequado ao desenvolvimento e conclusão do enredo. Mas o grande destaque vem da criativa trilha sonora de Dario Marianelli, que usa o som da máquina de datilografar na sua composição, um toque genial do compositor, e uma das mais bonitas e inventivas trilhas dessa década.

terça-feira, maio 06, 2008

Conduta de Risco

O filme “Conduta de Risco” conta a estória do advogado Michael Clayton, que trabalha numa grande firma de advocacia em Nova York. Um profissional renomado mas que esta passando por dificuldades pessoais e profissionais. Ex-viciado em jogo; tenta dar atenção, ao máximo possível, de seu único filho. Para aumentar a renda, ele abre um bar, pois ele acha que a firma não lhe dá a devida atenção. Porém, o bar fali, e ele se endivida, sendo a todo momento cobrado a pagar os seus credores. Enquanto isso, a sua firma pede a ele que se encontre com outro brilhante advogado da mesma firma, que durante uma reunião entre o seu cliente (uma multinacional) e um grupo de fazendeiros, tem um surto psicológico, tira a roupa e sai nu. Na verdade, ele tem dados comprometedores da multinacional, e acabou sucumbindo a um stress violento.

Ótimo trabalho de estréia do Tony Gilroy, roteirista da trilogia de Bourne, que faz um bom drama com viés nos filmes clássicos do realismo americano dos anos 70, como Todos os Homens do Presidente e Klute, O Passado a Condena (1971), ambos de Alan J. Pakula. Excelente crítica as grandes corporações que só visam o lucro, e a dificuldade de um homem de reverter o jogo num mundo viciado em corrupção, dinheiro. O filme vale pela boa montagem, trilha sonora engenhosa, e um ótimo elenco, com destaque para a executiva interpretada pela Tilda Swinton, uma mulher insegura por dentro e forte por fora, mas que é capaz de qualquer coisa para chegar aos seus objetivos.

domingo, maio 04, 2008

O Gângster

O filme “O Gangster” conta a estória de dois homens determinados, que ao se encontrarem em lados opostos da lei, entram em rota de colisão. O primeiro é Frank Lucas, ex-manda-chuva de um antigo chefão do crime, que acaba se tornando um chefão do cartel de drogas, por vender cocaína pura a um custo baixo. O segundo é o policial Richie Roberts, homem integro e ético na sua profissão, mas mulherengo a ponto de colocar o seu casamento em risco. Richie, porém, esta cansado do seu trabalho, por causa da falta de escrúpulos no ambiente policial. Com bons antecedentes no seu currículo profissional, Richie é convidado a participar do departamento de narcóticos, sendo escalado para comandar uma operação com o objetivo de descobrir quem esta por trás da venda e distribuição de cocaína pura chamada Blue Magic.

Bom trabalho do diretor Ridley Scott que faz um filme à moda antiga, deixando a criatividade de lado, só com a intenção de contar a estória sem nenhum rodeio. Mas se esse projeto estivesse em mãos de um Scorcese ou Tarantino, muito provavelmente, seria um filmaço. Outro fator positivo é o seu ótimo elenco, com grande destaque para Denzel Washington, que humaniza ao máximo um homem determinado naquilo que mais sabe: criar as suas próprias regras. E foi com essa ousadia que ele se sobressaiu de um mundo hostil e instável. E Scott e Washington souberam traduzir bem essa determinação e garra.

sexta-feira, maio 02, 2008

Meu Nome Não é Johnny

O filme “O Meu Nome Não é Johnny” conta a estória real do jovem João Guilherme Estrela, um carioca imaturo e inconsequente que para sustentar o vicio das drogas, passou de mero usuário para o posto de traficante. E um dos melhores do ramo da cidade do Rio de Janeiro, por causa dos seus contatos com os clientes da classe alta local. Mas o grande defeito de João é que tudo que ele ganhava (que era muito), ele gastava ate o último centavo em mais drogas, para seu consumo próprio e dos amigos e namorada; e o que sobrava, ele vendia. Contudo, o grande derradeiro de João foi entrar para o tráfico de drogas internacional. Fato este que acabou chamando a atenção da polícia, até ser pego em flagrante com 06 kg de cocaína, ocasionando em sua prisão.


Boa adaptação do livro do jornalista Guilherme Fiúza, que mostra a ascensão e queda de um traficante, que levava a vida numa boa (só queria saber de festas, dos amigos, da namorada, e claro, se drogar mais); sem, num entanto, se questionar sobre o seu futuro, os seus sonhos. Enfim, um rapaz que só queria curtir o presente, sem nenhuma pretensão. E foi esse despropósito que se chocou com a realidade. O filme tem um ótimo elenco, especialmente Selton Mello, mas derrapa na metade para o final, por não mostrar a luta de João contra a abstinência as drogas, só exibindo (de forma leve) a difícil realidade na prisão e num manicômio público. Mas do início até a sua metade, o filme surpreende pela energia, pelo humor as vezes tarantiano, e ousados movimentos de câmera (a cena da descoberta da morte do pai é excelente). Uma pena que o diretor Mauro Lima tenha pegado leve com o filme, pois tinha tudo para ser uma excelente obra.