segunda-feira, julho 04, 2011

Um Lugar Qualquer



Um Lugar Qualquer é o trabalho mais pessoal de Sofia Coppola. Desde a sua introdução, percebe-se que a diretora bateu na mesma tecla das suas obras anteriores: a difícil arte do amadurecimento e o vazio existencial. Aliás, a continuação é tamanha que Sofia é irônica logo no começo exaltando a repetição, como o protagonista, o star movie Johnny Marco, andando na sua potente Ferrari em círculos; as stripers gêmeas que fazem uma mesma coreografia, que ao invés de sexy é engraçada e amadora. Mas logo no início, Johnny engessa o braço em conta de uma queda. A situação do braço parece refletir que não apenas o braço que está machucado. A sua vida também não anda nada bem. Vivendo como um bom vivant em um hotel de luxo em Los Angeles, Johnny preenche o seu vazio andando na sua Ferrari, indo em festas, se envolvendo com várias mulheres que abrem as pernas ao super astro sem o menor pudor. Até que um dia, ele recebe a visita de Cleo, sua filha de 11 anos. Passando o dia com Cleo, uma loirinha angelical que amolece o coração de qualquer um, começa a remexer no Johnny, já que ele percebeu – começa a dar importância a aquele ser, que antes ele não dava bola.
Fica óbvio que Sofia queria retratar a sua relação com o seu pai, o mestre Francis Ford Coppola, e fez isso de uma forma muito candente, carinhosa e respeitosa. E é ai que o filme ganha pontos pois a diretora expõe a sua visão sensível sobre pais e filhos... não é pra menos que Johnny e Cleo se tornam mais íntimos após uma viagem a Itália, a família Coppola é descendente de italianos.
Um Lugar Qualquer, que ganhou o Leão de Ouro de melhor filme no Festival de Veneza 2010 não é o melhor trabalho de Sofia Coppola, mas é um bonito filme, bem realizado, com uma trilha sonora bacana (Foo Fighters, The Strokes, Gwen Stefani) especialidade da diretora, e que surpreende pois Phoenix, responsável pela trilha sonora instrumental utilizado o som do barulho do motor da Ferrari na composição (acentuando a vontade do personagem principal de fugir da sua rotina). E o elenco é muito bom, Stephen Dorff não estraga na pele de Johnny, mas é Elle Fanning, irmã de Dakota Fanning, que mostra carisma e doçura como Cleo. Mas Sofia, no próximo filme vire a página, eu sei que você não vai me decepcionar.

Nenhum comentário: