segunda-feira, abril 16, 2012

Destaque nos cinemas





ESPELHO, ESPELHO MEU
(Mirror, Mirror, EUA, 2012) de Tarsem Singh
Comédia. Rainha extremamente vaidosa tem de aturar a volta da princesa que briga pelo posto no trono real.









EU RECEBERIA AS PIORES NOTÍCIAS DOS SEUS LINDOS LÁBIOS
(Brasil, 2011) de Beto Brant e Renato Ciasca
Drama. Retornando da Amazônia, fotógrafo acaba se envolvendo com a esposa de um pastor.





O PORTO
(Le Havre, Alemanha/Finlândia/França, 2011) de Aki Kaurismaki
Drama. Um velho escritor boêmio tem a sua rotina alterada ao fazer amizade com um garoto africano refugiado.

sábado, abril 14, 2012

Lançamentos em DVD/Blu-Ray




MEIA-NOITE EM PARIS
(Midnight in Paris, Espanha/EUA, 2011) de Woody Allen
Comédia. Roteirista americano de férias em Paris consegue voltar ao tempo e encontra grandes intelectuais do período de 1920.





POTICHE: ESPOSA TROFÉU
(Potiche, França, 2010) de François Ozon
Comédia. Esposa resolve ocupar o posto do seu marido no trabalho, um industrial tirano adoentado, e se revela uma empresária de mão cheia.




O PALHAÇO
(Brasil, 2011) de Selton Mello
Comédia. Palhaço desiludido cai na estrada para comprar um objeto de consumo seu: um ventilador.




A PELE QUE HABITO
(La Piel que Habito, Espanha, 2011) de Pedro Almodóvar
Suspense. Cirurgião plástico busca se vingar de um homem que estuprou a sua filha.

quinta-feira, abril 12, 2012

Tela Super8: Xanadu

Sempre tive vontade de conferir o clássico trash e brega musical dos anos 80, Xanadu (EUA, 1980) de Robert Greenwald, mas sempre perco a oportunidade. Mesmo assim tô postando a cultuada música-tema cantada pela sumida Olivia Newton-John em conjunto com a Eletric Light Orchestra. Peguem os patins minha gente rsrsrs.


terça-feira, abril 10, 2012

A Separação

Jodaeiye Nader az Simin, Irã, 2011
Direção: Asghar Farhadi
Elenco: Peyman Moaadi, Leila Hatami, Sareh Bayat, Shahab Hosseini

Taí um dos melhores filmes dos últimos anos. Impiedoso, doloroso, A Separação aqui não existe somente entre um casal, mas sim da sociedade, estado, cultura, moral e ética. E diante do abismo entre os dois casais (um representando a elite e o outro o proletariado), quem sempre sai machucado são os filhos de ambos. E são através dos olhos infantis que vimos como o mundo é uma confusão, um caos. E triste. Com um final visceral e de cortar o coração, A Separação já é um clássico do cinema mundial. Obrigatório.

sexta-feira, abril 06, 2012

A Invenção de Hugo Cabret

Hugo, EUA, 2011
Direção: Martin Scorsese
Elenco: Ben Kingsley, Asa Butterfield, Sacha Baron Cohen, Chloë Grace Moretz

O tal Hugo inventou o quê mesmo ??? Tirando a maluquice da distribuidora nacional, achei o filme belíssimo. Lindo trabalho de direção de arte, figurino, e a fotografia de Robert Richardson é de cair o queixo. E o efeito 3D só realça tudo. Pena que o filme seja irregular, especialmente o seu personagem principal que é sem graça - parece que Scorsese não soube lidar bem com o lado aventura infantil - a dupla de atores mirins Asa Butterfield e Chloë Grace Moretz só reforça o desinteresse numa atuação fraca. Mas quando a estória volta para Georges Méliès ganha força, e o mestre americano acerta em cheio ao fazer uma linda homenagem ao cinema. No fim das contas é um bonito filme, mas tá longe de ser Os Bons Companheiros e A Época da Inocência.

terça-feira, abril 03, 2012

Namorados Para Sempre

Blue Valentine, EUA, 2010
Direção: Derek Cianfrance
Elenco: Ryan Gosling, Michelle Williams

Estamos acostumados com filmes românticos hollywoodianos com os tradicionais finais felizes e de repente surge um filme que não respeita a essa regra ao contar a estória de um amor perfeito, mas que está se declinando. Ironicamente ambientado no quarto de motel chamado Quarto Futurista, o casal Dean e Cindy discute uma relação que de início tudo é flores, mas que com o passar do tempo foi se desgastando. Doloroso e de gosto amargo, Namorados Para Sempre (mais um título idiota da distribuidora nacional !!!) não seria o mesmo sem a química fantástica de Ryan Gosling e Michelle Williams que sabem expressar o início inocente, alegre e divertido - e no fim o ar pesado, sufocante. E quem não se apaixonaria pela linda cena em que Dean canta e enquanto Cindy sapateia? Pena que a relação não deu certo. É a vida.