domingo, fevereiro 16, 2014

Oscar 2014

O ano mal começou e a Academia de Hollywood divulgou a lista dos indicados ao Oscar 2014. Neste ano novamente a Academia repete o feito das últimas edições de indicar 09 filmes para a premiação máxima. E o prêmio de melhor filme está polarizado em três filmes: o drama de época 12 Anos de Escravidão, a ficção-cientifica Gravidade, e a comédia do momento A Trapaça. As surpresas foram as indicações de Ela e Clube de Compras Dallas. E bem que poderiam ter acontecido o mesmo com Frances Ha e Azul é a Cor Mais Quente (a grande injustiça do ano mas compreensível pois a Academia nunca foi liberal). E que venha o dia 02 de marco para descobrirmos os vencedores.

12 ANOS DE ESCRAVIDÃO
O filme de Steven McQueen é o grande favorito da noite, mas a fraca bilheteria pode se transformar num empecilho para o seu sucesso no Oscar. Com 09 indicações, tem chances de melhor filme, roteiro adaptado, atriz coadjuvante (Lupita Nyong´o), direção de arte e figurino.






CAPITÃO PHILLIPS
No fim do ano, Capitão Phillips era um dos favoritos, mas com o tempo perdeu força, como demonstra a não indicação de ator (Tom Hanks) e direção (Paul Greengrass). Com 06 indicações, tem chance remota de ganhar o de roteiro adaptado e montagem.





CLUBE DE COMPRAS DALLAS
Representando o cinema indie e a grande surpresa da lista, o filme tem como base o improvável elenco que arrebenta. Com 06 indicações, devem ganhar a de melhor ator (o ator do momento Matthew McConaughey), ator coadjuvante (a surpresa Jared Leto) e maquiagem.




ELA
Belo trabalho de Spike Jonze que lembra o seu doce e sensível curta-metragem I´m Here - álem de contar com uma bela atuação de Joaquin Phoenix. Com 05 indicações, tem ótima chance de ganhar em roteiro original.





GRAVIDADE
Grande sucesso de crítica e de público, será que Gravidade se tornará a primeira ficção-cientifica a ganhar o prêmio máximo? Com 10 indicações, é o favorito a de melhor filme, direção, montagem, trilha sonora, fotografia, edição de som, mixagem de som e efeitos visuais.




O LOBO DE WALL STREET
Uma espécie de Os Bons Companheiros que se passa em Manhattan, o filme de Scorsese causa polemica pela ironia, mas vale pela melhor atuação da carreira de Leonardo DiCaprio. Com 05 indicações, o filme tem poucas chances de receber algum prêmio.




NEBRASKA
Mais uma vez o ótimo Alexander Payne faz um belo trabalho sobre relações humanas mal resolvidas e arranca ótimas atuações do elenco. Com 06 indicações, contudo, o filme sairá da festa de mãos abanando.







PHILOMENA
Representando o cinema inglês, o novo filme de Stephen Frears é uma comovente estória de rendição a cargo de uma ótima interpretação da sem comentários Judi Dench. Com 04 indicações, tem pouquíssimas chances de levar algum prêmio.






TRAPAÇA
O terceiro filme consecutivo de David O. Russell que consegue várias indicações, demonstrado que Hollywood gosta do cara. E com a ótima bilheteria, o filme tá com uma vibe daquelas, tornando-o um dos favoritos da noite. Com 10 indicações tem chance de melhor filme, roteiro original, edição, direção de arte e figurino.

Um comentário:

dadagaio disse...

obrigado pela correção!!! ,DDD