domingo, março 05, 2017

Que Horas Ela Volta?

(Brasil, 2015)
Direção: Anna Muylaert
Elenco: Regina Casé, Camila Márdila, Karine Teles, Lourenço Mutarelli.

Que Horas Ela Volta? é uma interessante mistura da série britânica Downton Abbey e o clássico subversivo italiano Teorema. Do primeiro expõe a divisão de classes existentes em muitas lares - algo não exclusivo no Brasil. Já da obra de Pasolini existe uma figura central que entra nesse universo (a casa, a "família") e balança essa estrutura - que no filme brasileiro é a Jessica - e como diria um dos personagens: "A Jessica é estranha. Segura demais!". Ou seja ela está ai para incomodar; uma filha de empregada pobre que quer ir a São Paulo prestar vestibular numa concorrida universidade. Em outras palavras, ela deseja ter uma vida melhor e totalmente diferente de sua mãe, uma mulher sofrida e totalmente limitada sobre os seus sonhos e a si mesmo.
Com uma impressionante delicadeza, Anna Muylaert faz um lindo panorama sobre as mudanças sociais ocorridas nos últimos anos no Brasil ao apresentar que existe uma grande parcela de pessoas que vivem na linha da pobreza mas que desejam mudança, lutam por uma vida mais digna; e também alfineta a resistente hierarquia de classes na nossa sociedade. Mesmo tocando em temas tão comuns no Brasil, o seu enredo é universal.
E pra completar, o elenco está sensacional em que a desconhecida Camila Márdila é um furacão na tela, mas o filme é mesmo da Regina Casé numa interpretação brilhante e comovente que me faz lembrar da Dora interpretada pela Fernanda Montenegro em Central do Brasil, em que ambas estão num processo de se descobrir. Filmaço.

Nenhum comentário: