sábado, abril 01, 2017

Estrelas Além do Tempo

(Hidden Figures, EUA, 2017)
Direção: Theodore Melfi
Elenco: Taraji P. Henson, Octavia Spencer, Janelle Monáe, Kevin Costner.

Em 2017, o recém-eleito presidente dos EUA decide barrar imigrantes e construir um muro para separar de vez com o México. Na Europa, o protecionismo e o isolamento emerge como uma nova política contra o terrorismo.
Em 1961, o estado americano segregacionista Virgina tem as sua próprias barreiras. Banheiro para negros e brancos. Salas para negros e brancos. Bebedouros para negros e brancos. Alas de ônibus para negros e brancos. Nem a Nasa escapa dessa esdruxula condição.
E nesse meio-termo surge três mulheres que tiveram atitude e profissionalismo para romper um difícil obstáculo: ser mulher e negra nos anos 60. E com uma narrativa bem convencional, o diretor Theodore Melfi faz um drama agridoce em que o elenco todo dá show, e se torna a alma do filme - também gostei da trilha sonora de Hans Zimmer (mesmo sendo bem óbvia). E mesmo saindo do cinema feliz, é triste notar que o mundo não mudou muito de 1961 pra cá. Barreiras ridículas são criadas - mas o filme demonstra que o uso da racionalidade, da sensibilidade e da força de vontade as mudanças emergirão.

Nenhum comentário: