sexta-feira, maio 05, 2017

Até o Último Homem

(Hacksaw Ridge, Austrália/EUA, 2016)
Direção: Mel Gibson
Elenco: Andrew Garfield, Vince Vaughn, Sam Worthington, Hugo Weaving

Até o Último Homem é um remendo dos outros filmes de Mel Gibson. Tem a violência exagerada das batalhas de Apocalypto? Sim. Tem o patriotismo exacerbado de Coração Valente? Sim. Apresenta um homem que se sacrifica por questões filosóficas/religiosas como em A Paixão de Cristo? Sim. E diante dessa conhecida colcha de retalhos, Gibson dividiu o filme em duas partes. A primeira mostra a vida bucólica de Desmond Doss, um jovem que reforça a sua fé na humanidade através da não-violência após quase matar o irmão numa briga banal - e na difícil relação com o pai violento e alcoólatra. Nesse momento, Gibson exagera no açúcar e faz um filme cheio de clichês. Na segunda parte, Doss se alista no exército para lutar na Segunda Guerra Mundial e ganha o inusitado direito de lutar sem armas; ai baixa O Resgate do Soldado Ryan, e Gibson extrapola o horror da guerra usando e abusando dos efeitos visuais para registrar a loucura nas trincheiras, mas no fim o teor patriótico emerge e questões humanas como manter a fé num ambiente violento e insano é jogado por água abaixo. No fim, o que se salva é o ótimo trabalho de som e a boa atuação da dupla Andrew Garfield e Vince Vaughn. E como um relato de horror da guerra, e da dor da defesa da humanidade, Gibson realiza um drama de guerra banal que só a Academia de Hollywood adora. E conseguiu pelas indicações no Oscar. Triste.

2 comentários:

Unknown disse...

Mel Gibson gosta de histórias cheias de patriotismo e sacrifício humano. É interessante ver um filme que está baseado em fatos reais, acho que são as melhores historias, porque não necessita da ficção para fazer uma boa produção. Gostei muito de Até O Último Homem, não conhecia a história e realmente gostei. Na minha opinião foi um dos mehores filmes de drama que foi lançado. O filme superou as minhas expectativas, o ritmo da historia nos captura a todo o momento. Vi este filme por que amo aos atores que participam nele. Eu sem dúvida verei novamente.

Fabrício Veloso disse...

Oi Mariana, que bom que você gostou de Até o Último Homem. E aproveitando o comentário repasso uma dica de dois filmaços sobre tema guerra, e ambos do mestre David Lean: A Ponte do Rio Kwai, e Lawrence da Arábia. Obrigado pelo comentário.