terça-feira, agosto 01, 2017

Tudo Sobre Minha Mãe

(Todo Sobre Mi Madre, Espanha, 1999)
Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Cecilia Roth, Marisa Paredes, Antonia San Juan, Penelope Cruz

Tudo Sobre Minha Mãe é o meu filme preferido do Almodóvar por mostrar de forma inteligente e emocionante que as nossas vidas dão cada volta; em que quando a gente pensa que a nossa vida é ampla do nada uma fase se fecha. É assim com a enfermeira Manuela, uma mulher que decide enfrentar um passado sofrido após a perda abrupta de seu único filho. Ela decide fechar um capitulo de sua estória; no entanto, o destino é irônico e lhe reserva novas possibilidades inesperadas. Um novo capitulo se abre.
Com uma sensibilidade tocante, Almodóvar homenageia dois clássicos americanos: o filme A Malvada; e a peça teatral Um Bonde Chamado Desejo (a frase da peça "sempre confiei na bondade dos desconhecidos" ecoa durante toda a sua projeção). De forma inteligente, o mestre espanhol mistura as duas obras citadas de forma tão orgânica fazendo uma bela homenagem as duas formas de arte.
E Almodóvar continua o mesmo: as cores berrantes se destacam, e a linda trilha sonora ao mesmo tempo sensual e melancólica, expondo maturidade e amadurecimento como artista.
E por fim, um elenco em estado de graça com destaque para a comovente atuação da argentina Cecilia Roth e o alivio cômico Antonia San Juan. Ao tentar homenagear a sua própria mãe, Almodóvar nos brinda a importância da arte em nossas vidas. Vidas tolas, sofridas, amarguradas que só o cinema e o teatro é capaz de proporcionar uma fuga ou encarar a verdade de frente.

Nenhum comentário: