sexta-feira, dezembro 01, 2017

Uma Janela para o Amor

(A Room with a View, Inglaterra, 1986)
Direção: James Ivory
Elenco: Helena Bonham Carter, Maggie Smith, Julian Sands. Daniel Day-Lewis

William Shakespeare sempre usou a Itália para as suas estórias de amor (Romeu e Julieta, A Megera Domada, Sonho de uma Noite de Verão). E o escritor E. M. Foster aproveitando o recado do mestre escreveu Um Quarto com Vista (em que a metade do enredo se passa em Florença). E o trio James Ivory, Ismail Merchant e Ruth Prawer Jhabvala conseguiu imprimir nas telas o tom idílico da obra transformando em um drama romântico bem leve sobre uma paixão ameaçada por rigoroso e fútil código social.
Resumo da ópera: Lucy está de férias em Florença e acaba conhecendo - e se apaixonando - por um conterrâneo que é o oposto do seu futuro noivo, um lord almofadinha.
Com essa adaptação o trio chamou a atenção do público e da crítica - ganhou 03 Oscars - e se tornou  especialista em E. M. Foster (Maurice, Retorno a Howard´s End). E como sempre a produção é de encher os olhos: do design a fotografia, passando por uma caprichada trilha sonora além de uma ótima edição que faz questão da peteca não cair. Mas o seu ponto alto é o seu incrível elenco - simplesmente a nata britânica - que brilha e demonstra um trabalho divertido que é refletido na tela.

Nenhum comentário: