terça-feira, novembro 05, 2019

Pássaros de Verão

(Pájaros de Verano, Colômbia/México/França/Dinamarca, 2018)
Direção: Cristina Gallego e Ciro Guerra
Elenco: José Acosta, Jhon Narváez, Natalia Reyes, Carmiña Martinez

No interior da Colômbia em meados da década de 1960, vive uma antiga comunidade com língua e costumes próprios. Mas a sua paz é posta em cheque quando a tribo entra no crescente comércio do tráfico de drogas dos EUA.
Filmes sobre o tráfico de entorpecentes existe aos montes mas a dupla colombiana Cristina Gallego e Ciro Guerra foi original e criativa ao expor a beleza dos rituais primitivos - não sabia que existia região árida na Colômbia - e o horror da ganância humana. E ironia: reforça a tese que o tráfico de drogas explodiu graças ao capitalismo e a demanda americana.
Pássaros de Verão demonstra o surgimento de um cinema colombiano em franca ascensão ao mesclar a beleza da sua natureza, as diferentes etnias e os seus problemas sociais (em especial o comércio das drogas) tão bem representados em Monos e Abraço da Serpente (indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro). Com uma produção impecável em especial ao trabalho excepcional de som, Pássaros de Verão é uma bela surpresa sobre a extinção de velhas culturas em nome do dinheiro e poder.

Nenhum comentário: