segunda-feira, julho 10, 2023

Elementos

(Elemental, EUA, 2023)
Direção: Peter Sohn

Na Cidade Elemento vive uma sociedade composta pelos quatros elementos da natureza: terra, fogo, ar e água. E nesse ambiente somos apresentados a família da garota Faísca. Em virtude de sua natureza (fogo), eles não são bem vistos na cidade mas conseguem sobreviver ao morar e trabalhar em uma comunidade só de fogo. E a família da Faísca tem um comércio pujante em que a protagonista futuramente se tornará proprietária. O problema é que a Faísca tem um pavio curto - melhor dizer - qualquer estresse ela literalmente explode o que piora ainda mais com a chegada do funcionário público Gota (da natureza água).
Com críticas mistas no Festival de Cannes 2023 e uma recepção decepcionante por parte do público, Elementos se transformou numa derrocada no caminho da Pixar. Mas ao assistir o filme confesso que o filme me agradou e me fez rir em bons momentos e me encantou em outros até em virtude do visual sensacional padrão da Pixar.
A animação fala do preconceito, xenofobia, baixa autoestima (o fato da Faísca ser explosiva para agradar a família), o amor impossível (uma versão interessante do clássico Romeu e Julieta). Mas justamente pelos muitos temas abordados se torna o ponto negativo do irregular roteiro que não sabe lidar com tantos tópicos. É uma pena que também não explora outros elementos no enredo (os elementos ar e terra são quase descartáveis em relação ao protagonismo absoluto do fogo e água).
E se a Pixar queria atingir ao seu público amplo (das crianças pequenas aos adultos) - o alvo foi certamente os adolescentes ao expor o primeiro amor dos jovens protagonistas. Assim, Elementos é uma comédia romântica inofensiva que tem seus bons momentos (como a Faísca na casa do Gota).

Nenhum comentário: