terça-feira, dezembro 05, 2023

Anatomia de uma Queda

(Anatomie d´une Chute, França, 2023)
Direção: Justine Triet
Elenco: Sandra Hüller, Milo Machado Graner, Swann Arlaud, Samuel Theis.

Em uma casa do interior da França mora uma família composta pelo professor Samuel, a esposa escritora Sandra e o único filho do casal, Daniel, uma criança que tem deficiência visual. A solidão e o distanciamento da família é abalada com a misteriosa morte de Samuel que é encontrado morto, e a suspeita se paira sobre a única adulta no momento: a esposa. Esta alega inocência mas os fatos e a vida do casal pesam contra a viúva além de abalar a relação entre mãe e o filho Daniel.
A obra de Justine Triet é um filmaço mas que exige paciência ao público pois como sugere o título - vai além de esmiuçar um suposto crime. E esse suposto é uma nuvem que paira sobre o filme inteiro. Envolto de dúvidas, o que realmente aconteceu com o Samuel é um mistério mas Anatomia de uma Queda realiza um raio-x do inferno que se transforma a exposição do íntimo de uma família. Além da perda de um ente, perde-se algo fundamental na pedra familiar: confiança. Aqui a diretora vai fundo também na perda da inocência pois o Daniel é uma peça fundamental na narrativa em que vê transformado em pó a até então visão da relação dos pais. Aqui a diretora brinca constantemente sobre o que de fato aconteceu naquele dia. Em virtude de sua deficiência, Daniel se encontra num mar de recordações que ele próprio parece não confiar. E a desconfiança é um sentimento que impera em Anatomia de uma Queda. Afinal, no julgamento e aos olhos do pobre garoto expõe a rotina desgastada de um casal que apresenta crises alimentadas por vários elementos como a dificuldade financeira, o ciúmes pelo sucesso da esposa como escritora, infidelidade, a fragilidade emocional de Samuel, e o sentimento de culpa pela deficiência visual do filho.
Poucas vezes o título de um filme é tão certeiro como é o caso deste filme francês. A queda aqui não é somente a suposta morte de Samuel, mas sim um dos pilares da estrutura familiar: a confiança.
O ponto alto do filme vai para a espetacular atuação de Sandra Hüller que dá um show em uma mulher que tem a sua vida íntima exposta e um laço familiar na linha tênue entre o amor e a desconfiança. Sandra é jogada numa espiral e sua força emocional é testada a todo momento e a atriz alemã defende a personagem com sobriedade impressionante sem cair no melodrama.
Em mãos de uma outra direção, Anatomia de uma Queda poderia se tornar em um banal filme de julgamento (algo muito comum no cinema estadunidense). Mas a direção meticulosa e o roteiro certeiro de Justine Triet usa o formato a seu favor para tocar em vários assuntos como manipulação midiática, a perda da inocência, o luto, a dor da desconfiança, e um rico estudo sobre o que é a verdade de fato.

Nenhum comentário: