quarta-feira, maio 01, 2024

Reencarnação

(Birth, EUA, 2004)
Direção: Jonathan Glazer
Elenco: Nicole Kidman, Cameron Bright, Danny Huston, Lauren Bacall

Na festa de noivado entre Anna e Joseph, o casal recebe uma visita inesperada de uma criança de 10 anos. Esta chega para Anna com uma notícia inusitada e bombástica: que é a reencarnação de Sean, seu ex-marido que morreu a um bom tempo. De início, Anna não dá bola ao garoto mas o menino se torna uma figura presente em seu dia a dia, o que remexe com o seu luto e sentimentos adormecidos.
Jonathan Glazer é famoso pela frieza e a mão pesada na narrativa de seus dois últimos filmes: Sob a Pele e Zona de Interesse - obras poderosas que causam no público fortes sensações. Mas nos seus primeiros filmes a coisa é um pouco diferente. Sexy Beast e Reencarnação são variantes leves de um cineasta moldando seu estilo. Mas no filme de 2004 o diretor já dava sinais da sua assinatura (mas com um formato mais convencional).
E em Reencarnação, o diretor não foge da polêmica ao sugerir um casal totalmente fora da caixinha composto pela Kidman e o garoto Bright - gerando desconforto ao público pois aos poucos Anna vai se apaixonando pelo menino e criando ilusões perdidas (ou um predadismo pedófilo?!?!). Inevitável - hoje em dia - não associar com Segredos de um Escândalo. Mas se no filme de Todd Haynes mistura suspense com dramalhão; aqui Glazer vai fundo nas emoções de Anna, uma mulher que usa o garoto para extravasar suas emoções contidas.
E os destaques do filme fica para a linda e poderosa trilha sonora de Alexandre Desplat, e a ótima atuação da Nicole Kidman em que o diretor aproveita a voz infantil e o gesto corporal delicado da  atriz para dar vida a uma mulher que ainda não saiu da sua bolha emocional após perder o marido por mais de dez anos.
Pelo título fica a impressão da temática do espiritismo mas Reencarnação foge dessa narrativa. É um filme tocante e sensível sobre seres que escapam da realidade para lidar com sentimentos que não conseguem trabalhar como o luto e o recomeço.

Nenhum comentário: