sábado, março 10, 2007

Volver

O filme “Volver” conta a estória da Raimunda. Mulher trabalhadora que sustenta o seu marido, um homem com mania de grandeza, e a sua filha, uma típica adolescente. E ela ainda tem de cuidar da sua irmã, a cabeleleira ingênua Soledad, e de uma tia sua que esta para bater as botas. Mas os problemas de fato ocorrem quando a sua tia morre, e o seu marido é assassinado pela sua própria filha. E para piorá, a sua irmã recebe a visita do espírito de sua mãe, morta em um estranho incêndio.

O novo filme do Almodóvar é a sua volta ao universo feminino, e também é um dos seus filmes mais leves e acessíveis. Mesmo que o seu tema seja as relações familiares e os seus segredos mais pitorescos (vide o abuso sexual de menores), o diretor faz uma bela homenagem aos melodramas italianos dos anos 50/60. Em que a voluptuosa Penélope Cruz (excelente) engordou e usa decotes que lembram as divas italianas Sofia Loren, Anna Magnani e Gina Lolobrigida.

Mas não se pode falar do filme sem citar a musa do Almodóvar dos anos 80, Carmen Maura. Separados há 18 anos, Carmen volta num papel sob medida para o seu talento: achar humor/humanismo nos lugares mais incomuns. Mas o recado que o Almodóvar deu a atriz e a sua personagem vale para o público: não existe melhor maneira de acertar as contas quando se tem uma segunda chance. Segunda chance essa em que podemos descobrir a nossa própria humanidade.

Um comentário:

Vicente Cortez disse...

Gosto muito dos filmes do Almodóvar. O meu preferido é Tudo Sobre Minha Mãe. Uma pena que Volver não tenha passado nos nossos cinemas, já está chegando nas locadoras e finalmente vou poder ver.