segunda-feira, novembro 05, 2007

Tropa de Elite

O filme “Tropa de Elite” conta a estória do Capitão Nascimento, membro do BOPE (Batalhão de Operações Especiais), uma espécie de polícia especial que age em áreas em que a polícia comum não atua. O BOPE é chamado para diminuir a criminalidade das favelas cariocas, durante a visita do Papa ao Brasil, em meados de 1997. Durante esse período, Capitão Nascimento recebe uma nomeação para um posto maior na hierarquia do BOPE. Mas ele só vai fazer isso quando conseguir encontrar um substituto a sua altura. E essa vaga pode ser almejada pelos policiais Neto e Matias.

Impressionante estréia do documentarista José Padilha na ficção, algo incomum no cinema nacional, especialmente pela segurança e ótimo apuro técnico visual. Mas isso Padilha deve dar crédito a sua equipe – roteirista, montador – são os mesmos do filme Cidade de Deus. O que garante um espetáculo de primeira. Além do ótimo elenco, especialmente Wagner Moura e André Ramiro (ator amador que arrasa no seu primeiro trabalho).
Mas o filme vale mesmo por cutucar feridas que todos nós conhecemos: a falta de ética e moral nas corporações públicas e na sociedade. E faz uma crítica ao cinema brasileiro, afinal é comum em nossas produções uma visão mais “humana” e até romântica dos marginais; enquanto que a polícia aparece quase sempre como bandido ou algo do gênero. Essa inversão de valores mostra exatamente como é a nossa sociedade. Não sabemos quem é o bandido e o mocinho. O certo e o errado. E é nesse ambiente caótico que devemos descobrir o que é o correto, o justo; para enfim, construir uma sociedade, um pais mais digno.

Nenhum comentário: