domingo, fevereiro 10, 2008

Oscar 2008

Os indicados ao Oscar 2008 de melhor filme do ano:


DESEJO E REPARAÇÃO
(Atonement, Inglaterra, 2007) de Joe Wright
Um fato articulado por uma criança mimada, desencadeia uma espiral de acontecimentos e sentimentos durante anos na vida dos seus personagens principais. Boa tradução de um romance considerado "inadaptável"; foi considerado o favorito ao prêmio principal, mas com o passar do tempo, o filme perdeu esse posto. Porém, tem chances de vencer em algumas categorias técnicas como as de melhor trilha sonora e melhor figurino.

JUNO
(Juno, EUA, 2007) de Jason Reitman
Uma adolescente comum e inconsequente descobre e vivência a condição de grávida, se transformando é uma metáfora sobre o processo de amadurecimento do ser humano. Produção independente que causou furor entre os críticos americanos, e que se destaca pela excelente atuação de Elle Page. Juno deve ganhar o Oscar de melhor roteiro original.


CONDUTA DE RISCO

(Michael Clayton, EUA, 2007) de Tony Gilroy

Um advogado em busca da redenção em meio ao ambiente ganancioso e sem escrúpulos de uma corporação privada. Filme adulto e politizado, com ótimas atuações de George Clooney, Tom Wilkinson e Tilda Swinton (todos indicados), mas que infelizmente tem grandes chances de sair da entrega do Oscar de mãos vazias.



ONDE OS FRACOS NÃO TEM VEZ
(No Country for Old Men, EUA, 2007) de Ethan Coen e Joel Coen
Uma maleta cheia de dinheiro é o estopim para um conflito que engloba muito mais do que uma simples luta entre o bem e o mal. Complexa e rica obra sobre a humanidade, é considerado um novo clássico instantâneo dos irmãos Coen; e franco favorito aos prêmios de melhor filme, direção, roteiro adaptado, ator coadjuvante (Javier Bardem), montagem e som. Sem dúvida nenhuma, os Coen subirão ao palco, ninguem sabe é quantas vezes isso ocorrerá.

SANGUE NEGRO

(There Will Be Blood, EUA, 2007) de Paul Thomas Anderson

A ganância humana envereda e choca-se numa relação entre pai e filho. Primeira adaptação literária do excelente cineasta Paul Thomas Anderson, grande favorito ao Oscar de melhor ator para Daniel Day-Lewis, e melhor fotografia.

Nenhum comentário: