terça-feira, fevereiro 10, 2009

Oscar 2009

Os indicados ao Oscar 2009 de melhor filme são:


O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON
(The Curious Case of Benjamin Button) de David Fincher

A fábula sobre o desejo da juventude eterna ou da busca pelo sentindo da vida ou simplesmente o Forrest Gump II, o novo trabalho de David Fincher foi o recordista de indicações do Oscar 2009, mas deverá ganhar nas categorias técnicas como efeitos visuais, maquiagem, direção de arte.

FROST/NIXON
(Frost/Nixon) de Ron Howard

Adaptação da aclamada peça da Broadway, chama mais a atenção por ter sido dirigido pelo americano Ron Howard, um cineasta tipicamente convencional e comercial, que sai do lugar comum ao injetar um estilo documental anos 70 a essa obra. Mesmo diante dessa "ousadia", o filme sairá de mãos abanando na festa do Oscar.

MILK - A VOZ DA IGUALDADE
(Milk) de Gus Van Saint

Desde do começo dos anos 90 que o ótimo Gus Van Saint tenta realizar esse projeto, mas o seu teor polêmico afugentava os estúdios. Décadas depois e o sucesso de Brockeback Mountain, Saint conseguiu fazer o filme. E a espera foi bem vinda, afinal a obra recebeu críticas calorosas e tem grandes chances de receber o Oscar de melhor ator para Sean Penn e roteiro original.


O LEITOR
(The Reader) de Stephen Daldry

A grande surpresa da lista de indicados. Ninguém esperava que a adaptação da polêmica obra de Bernhard Schlink receberia indicações nas categorias principais, além de ter roubado a vaga de Batman - O Cavaleiro das Trevas. Com a habitual competência de Stephen Daldrin na direção, o filme tem a grande chance de sair vitorioso na categoria de melhor atriz para a inglesa Kate Winslet.


QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?
(Slumdog Millionaire) de Danny Boyle

Cada dia que se passa, essa singela produção inglesa ganha força no Oscar. Papando todos os principais prêmios, a obra de Danny Boyle conquista pela novidade, afinal é uma estória de amor e esperança que se passa nas favelas de Mumbai, Índia; um trabalho no qual o cineasta inglês teve como referência ninguém menos que Cidade de Deus. O filme deve ganhar os Oscars de melhor filme, direção, roteiro adaptado, fotografia, trilha sonora e montagem.

Nenhum comentário: