domingo, abril 05, 2009

Watchman - O Filme

O filme “Watchmen – O Filme” conta a estória de um grupo de ex-super-heróis chamado de Os Vigilantes que suspeitam que suas vidas corram perigo após a morte de um de seus integrantes: Comediante. O problema é que os membros de Os Vigilantes: Dr. Manhattan, Coruja, Rorschach, Espectral e Ozymandias deixaram de exercer essas atividades, por força de lei, e tentam se adaptar a vida comum num mundo a beira de uma guerra nuclear entre os Estados Unidos e a União Soviética no ano de 1985.

A novela em quadrinhos Watchmen é considerado, por especialistas, a melhor obra do gênero, afinal foi escrita por um mestre, o britânico Alan Moore, o mesmo de V de Vendetta e Hell (que por sinal geraram ótimas adaptações para o cinema). Mas em Watchmen, Moore explicita o seu estilo: uma estória adulta e politizada, uma crítica mordaz de um tempo (o fim da guerra fria) que já passou, mas que não parece sair de cartaz (a União Soviética se foi, mas o terrorismo político e ideológico continua vivo).
Felizmente, o diretor Zack Snyder (do razoável 300) deixou intacto o estilo de Moore nessa adaptação, porém não teve mão firme ao condensar os 12 volumes num único filme. Dessa forma, acabou prejudicando a sua narrativa, que às vezes fica cansativa de tanto flashback. E o outro peso negativo é o elenco, que não mostra carisma (exceto Jackie Earle Haley que faz milagre como o Rorschach). Mas o que me deixou encantado em relação ao Watchmen foi a original abertura (genial!) ao som de Bob Dylan; mas, quando vamos adentrar pela obra, o gosto musical vai decaindo...“Hallelujah” que o diga!!!...cruz credo!!!.

Nenhum comentário: