sexta-feira, dezembro 11, 2009

Eterno Amor

O filme “Eterno Amor” conta a estória de Mathilde, uma garota órfã criada pelos tios e vítima da poliomielite que decide embarcar numa jornada para encontrar o seu noivo, Manech, descrito como morto nos combates da Primeira Guerra Mundial. Em busca da verdade, Malthilde descobre relatos sobre Manech e outros quatro combatentes que antes de serem considerados mortos foram condenados a pena de morte pelos militares por cometerem crimes de automutilação e homicídio.

Depois do grande (e merecido) sucesso de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, Jean-Pierre Jeunet volta com a mesma equipe e estilo de sua obra anterior. Ambos simbolizam uma jornada de uma mulher em um mundo que é preciso fantasiá-lo para tornar mais agradável. Mas se Amélie precisava desse recurso para ajudar as pessoas; Mathilde a utilizava para encontrar o amado num momento turbulento e tenso.
Com um visual de cair o queixo, especialmente a linda fotografia de Bruno Delbonnel em que explora o dourado nas cenas com a Mathilde e o azul sujo apático nos combates, Jeunet faz um trabalho menor em relação a Amélie Poulain, afinal existe uma tremenda diferença de cenário entre uma Paris surreal e o denso e cruel dia-a-dia das trincheiras de uma guerra, além de ter exagerado no açúcar na conclusão. Mas mesmo assim é um bonito trabalho, uma espécie de melodrama moderno.

Nenhum comentário: