quinta-feira, dezembro 17, 2009

Nota do blog

O natal tá chegando e o blog Super8 deseja a todos um feliz natal e um ótimo ano novo para todos que dão uma espiada no blog. E para comemorar essa data, postei o desenho animado da Disney A Árvore de Natal do Pluto - para quem têm 30 anos deve recorda esse desenho célebre do nostálgico programa Disneylândia que era exibido na Rede Globo nas manhãs de domingo.

FELIZ NATAL

E UM ÓTIMO ANO NOVO PARA TODOS!


terça-feira, dezembro 15, 2009

Destaques nos cinemas

ABRAÇOS PARTIDOS
(Los Abrazos Rotos, Espanha, 2009) de Pedro Almodóvar
Drama. Escritor cego oculta o seu passado no qual era um bem sucedido cineasta, além de uma paixão avassaladora por uma atriz.






ATIVIDADE PARANORMAL
(Paranormal Activity, EUA, 2007) de Oren Peli
Terror. Casal de namorados começa a filmar estranhos fenômenos paranormais para descobrir o que está acontecendo em sua casa.










O FANTÁSTICO SR. RAPOSO
(Fantastic Mr. Fox, EUA, 2009) de Wes Anderson
Animação. Um grupo de raposas tentam sobreviver dignamente mas a ira de fazendeiros podem trazer de volta os seus instintos mais primitivos.





É PROIBIDO FUMAR
(Brasil, 2009) de Anna Muylaert
Drama. Mulher que leva a vida numa boa tem o seu mundo virado de pernas para o ar com a chegada de um novo inquilino.







DISTANTE NÓS VAMOS
(Away We Go, EUA/Inglaterra, 2009) de Sam Mendes
Comédia. Casal espera a chegada do primeiro filho, mas antes embarcarão em uma viagem aos EUA para descobrir o lugar perfeito para viverem.






AVATAR
(EUA, 2009) de James Cameron
Ficção. Quando a Terra se torna inabitável, militares desembargam em um planeta para fazer uma nova colonização, mas não esperavam a hostilidade da população local.

domingo, dezembro 13, 2009

Lançamentos em DVD/Blu-Ray

ANTICRISTO
(Antichrist, Suécia/Alemanha/França/Dinamarca, 2009) de Lars Von Trier
Drama. Após a morte do filho, casal tenta estabilizar a relação passando um tempo dentro de uma cabana no meio de uma floresta misteriosa.




A LESTE DE BUCARESTE
(A Fost Sau n-a Fost?, Romênia, 2006) de Corneliu Porumboiu
Drama. Um programa de televisão da Romênia reune três personalidades para tirar uma conclusão final sobre os 25 anos do fim da ditadura comunista de Ceausescu.





ARRASTE-ME PARA O INFERNO
(Drag Me to Hell, EUA, 2009) de Sam Raimi
Terror. Ao negar empréstimo para uma senhora, assistente bancária é amaldiçoada e descobre que tem 3 dias de vida antes de ir para o inferno.




SEXO, MENTIRAS E VIDEOTAPE
(Sex, Lies & Videotape, EUA, 1989) de Steven Soderbergh
Drama. Esposa frustrada começa a questionar sobre sua vida ao conhecer um amigo de seu marido que tem o hábito de filmar depoimentos sobre a vida sexual das mulheres.

sábado, dezembro 12, 2009

Dúvida

O filme “Dúvida” conta a estória da irmã James, uma jovem que está ingressando na carreira religiosa e atua como professora num colégio interno católico. Durante uma aula sua, ela suspeita do comportamento de um aluno que acabara de chegar da sala do padre Flynn. Intrigada, irmã James relata o fato a madre Aloysius Beauvier e esta suspeita que haja uma relação imprópria entre o aluno (que é o único aluno negro da escola) e o padre. Perante a dúvida, irmã James testemunha o conflito entre o liberal e fléxivel padre e a tirânica e opressiva madre.

Baeada na peça de sua autoria, o diretor John Patrick Shanley faz uma obra interessante sobre o poder, a incerteza, intolerância e as suas consequências inevitáveis. Ao mesmo tempo, uma crítica ao excessivo autoritarismo imposto em certas organizações.
Com uma narrativa rápida e direta (as vezes não dá para notar a teatralidade da trama já que o filme todo se passa na escola), o seu destaque vai para o ótimo elenco que chama a atenção pela naturalidade e delicadeza nas atuações, particulamente Viola Davis que rouba a cena como a mãe do aluno negro. Mesmo que a sua presença não dure 10 minutos, Viola traduz com perfeição o desespero de uma mãe que percebe que o seu filho se transformou em uma peça numa briga de galos, e que o seu desejo é manter ambos longe dessa confusão. Afinal, a dúvida é um sentimento que contagia e contamina tudo ao seu redor.

sexta-feira, dezembro 11, 2009

Eterno Amor

O filme “Eterno Amor” conta a estória de Mathilde, uma garota órfã criada pelos tios e vítima da poliomielite que decide embarcar numa jornada para encontrar o seu noivo, Manech, descrito como morto nos combates da Primeira Guerra Mundial. Em busca da verdade, Malthilde descobre relatos sobre Manech e outros quatro combatentes que antes de serem considerados mortos foram condenados a pena de morte pelos militares por cometerem crimes de automutilação e homicídio.

Depois do grande (e merecido) sucesso de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, Jean-Pierre Jeunet volta com a mesma equipe e estilo de sua obra anterior. Ambos simbolizam uma jornada de uma mulher em um mundo que é preciso fantasiá-lo para tornar mais agradável. Mas se Amélie precisava desse recurso para ajudar as pessoas; Mathilde a utilizava para encontrar o amado num momento turbulento e tenso.
Com um visual de cair o queixo, especialmente a linda fotografia de Bruno Delbonnel em que explora o dourado nas cenas com a Mathilde e o azul sujo apático nos combates, Jeunet faz um trabalho menor em relação a Amélie Poulain, afinal existe uma tremenda diferença de cenário entre uma Paris surreal e o denso e cruel dia-a-dia das trincheiras de uma guerra, além de ter exagerado no açúcar na conclusão. Mas mesmo assim é um bonito trabalho, uma espécie de melodrama moderno.

quarta-feira, dezembro 09, 2009

Atividade Paranormal

O filme “Atividade Paranormal” conta a estória de um casal de namorados, Micah e Katie, que ao morar juntos começam a testemunhar estranhos fenômenos em sua residência. Katie alega que isso já aconteceu antes com ela em determinados periodos em sua vida e teme o pior – fato este que é convencida a chamar especialistas no assunto para entender o que está acontecendo. Por ser mais cético, Micah recusa a idéia de Katie e encara a situação com descrédulo a ponto de comprar uma câmera e registrar os fenômenos que com o passar dos dias, especialmente as noites, tornam-se mais fortes e intrigantes.

Confesso que sempre gostei de estórias de casas mal-assombradas, o que acarreta em noites mal dormidas, mas Atividade Paranormal – para piorar a situação – se sobressai. Fiquei com os nervos a flor da pele nos seus 30 minutos finais de exibição mesmo que a sua conclusão seja previsível mas que diante desse fato não impedi de se transformar numa ótima experiência no escurinho do cinema. Bem montado e com um elenco que dá conta do recado, a obra de estréia de Oren Peli surpreende pela segurança, sempre apostando na sutileza nas cenas de terror, no qual nada é mostrado deixando o público em alerta o tempo todo, especialmente nas cenas do quarto do casal (que ficará na memória de muita gente, incluindo eu). Com um trabalho magnífico de mixagem de som e ótimos efeitos visuais, o filme é o oposto de muita coisa que é realizada em Holywood (vide o espetáculoso trabalho de efeitos especiais de 2012 que de tão explícito não deixa nada para a imaginação do espectador) e merece todo boca-boca e a inesperada bilheteria de mais de 100 milhões de dólares nos EUA – para uma produção que custou míseros 15 mil dólares. Uma pergunta não quer calar: será que eu vou conseguir dormir hoje?