segunda-feira, junho 06, 2011

Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos



Dizem que todo cineasta é um Deus. Bom! Pela filmografia de Woody Allen essa afirmativa faz sentido. O que muda é a geografia. Ultimamente, por questões financeiras, o grande cineasta americano trocou a terra natal, Nova Iorque, pela Europa, particularmente Londres. Mas no filme Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos a ironia sobre as neuroses de seus personagens continua intacta. Da mesma forma as conversas sobre arte (mesmo de forma mais contida), a ótima trilha sonora e os elegantes movimentos de câmeras em que o diretor domina registrando cenas em uma única tomada.
Helena é uma senhora de mais de 60 anos que leva um pé na bunda do marido, que troca a relação de 40 anos para buscar um novo sentido na vida que é ter um filho homem. Para reanimar Helena, sua filha Sally a apresenta para uma vidente. Sally também tem os seus problemas: é uma especialista em artes que trabalha como assistente em uma galeria da qual sente uma atração pelo seu chefe bonitão. Em contrapartida, a sua relação com o marido Roy está balançada, pois Roy é um escritor fracassado. Mas Roy sente atração pela vizinha, uma bela descendente de indianos que está fazendo doutorado em musicologia.
Ufa! Diante dessa teia de relações humanas tipicamente alleniana, o diretor mostra a sua habitual competência (o que já é muita coisa) mas fica óbvio que este é um trabalho menor, ficou a sensação que Allen não soube dar continuidade e fez o filme sem saber para onde queria chegar. Ou como o locutor afirma: a vida é cheio de som e fúria, o que significa exatamente nada. Mas na minha concepção seria falar nada sobre coisa alguma. Mas bem à Woody Allen, o que faz uma certa diferença.

Um comentário:

samdrade disse...

vc baixou este? eu quero!