segunda-feira, outubro 10, 2011

Cisne Negro



O balé Lago dos Cisnes conta a estória de uma princesa que sofre de uma maldição: de dia é um belo cisne branco; a noite se materializa em forma humana. A única forma de quebrar o feitiço é encontrar o homem dos seus sonhos. Mas o preterido é seduzido por um cisne negro confundindo-o com a amada. Diante da confusão, a maldição não pode ser quebrada terminando na morte trágica de ambos.
Já o filme Cisne Negro conta a estória de Nina, uma bailarina perfeccionista de 28 anos que realiza o grande sonho de se tornar a estrela da compania ao protagonizar o clássico O Lago dos Cisnes de Tchaikovsky. No decorrer dos ensaios, Nina interpreta primorosamente o Cisne Branco, uma personagem frágil e sensível; mas o seu calcanhar de Aquiles é dar vida a sedutora e lasciva Cisne Negro. A pressão é tanta para causar impacto como Cisne Negro que Nina começa a ter visões a ponto de não saber o que é realidade e ilusão.
Tendo como referência o clássico Repulsa ao Sexo (1965) de Roman Polanski, Cisne Negro é um misto de drama asfixiante e terror psicológico ambientado no mundo competitivo e voraz do balé. O diretor Darren Aronosfky volta ao estilo que o consagrou em Réquiem para um Sonho ao explorar personagens que caem numa espiral sem volta personificado por Nina. Ela é um retrato de uma pessoa que quer agradar a todos mas que vai mais fundo do poço em conta de sua competitividade; mas que por dentro é insegura, frígida e dominada pelos anseios da mãe. Ou seja, ela é uma bomba-relógio prestes a explodir em conta de tanta tensão, stress e dedicação.
Mesmo que Cisne Negro não seja tão marcante como Réquiem para um Sonho, Aronosfky faz um ótimo trabalho ao criar uma personagem riquíssima e complexa como Nina. E Natalie Portman dá um show na garota que é controlada por todos a sua volta: sua mãe castradora, uma ex-bailarina frustrada (a ótima Barbara Hershey); o coreógrafo que a manipula pois sempre esta insatisfeito com a sua perfomance de Cisne Negro; e a presença da bailarina Lily, que fascina e repulsa pela sexualidade escancarada.

Nenhum comentário: