sexta-feira, outubro 07, 2011

Super 8



Para quem passou a infância ou adolescência nos anos 80, assistir Super 8 é um bom programa nostálgico. Já a galera nova que curte filmes como Contatos Imediatos do Terceiro Grau ou E. T. - O Extraterrestre vai gostar dessa bonita homenagem que o diretor J. J. Abrans faz aos clássicos de Steven Spielberg, que também é o produtor dessa obra.
No final dos anos 70, grupo de garotos vivem numa pequena cidade e aproveitam a temporada de férias escolares para fazer um filme trash sobre invasão de zumbis com a clássica câmera Super 8. Do grupo destaca-se Joe, filho de policial que acabara de perder a mãe - mas ele acaba se envolvendo com Alice, a nova componente do grupo para ciúmes do diretor do filme, que é o seu melhor amigo. Durante as filmagens em uma antiga estação ferroviária, o grupo testemunha um bizarro acidente de trem envolvendo um professor da escola. Após o acidente, a cidade é invadida por militares e coisas estranhas acontecem como o desaparecimento de pessoas e animais.
J. J. Abrams seguiu a cartilha spielberguiana desenvolvendo um enredo que explora a força da amizade, o difícil processo de amadurecimento e uma cutucada no militarismo/autoritarismo (parece cópia carbono de E. T. - O Extraterrestre), mas o diretor fez um trabalho agradável, com um ritmo certo, uma boa trilha sonora e a ótima fotografia de Larry Fong que explora em muitas cenas faixas de luzes azuis na tela com a intenção de brincar com os enquadamentos dos filmes de Spielberg citadas acima.
Observação: lendo o argumento de Super 8, me fez lembrar de A Noite Americana e 8 e 1/2 em conta das dificuldades de se fazer um filme; da mesma forma mostra como é prazeroso esse processo - uma brincadeira de criança.

Nenhum comentário: