quinta-feira, março 08, 2012

Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras

Sherlock Holmes: A Game of Shadows, EUA, 2011
Direção: Guy Ritchie
Elenco: Robert Downey Jr., Jude Law, Noomi Rapace, Stephen Fry

Não sou muito fã de filmes de mistérios, em conta - eu acho - de um certo déficit de atenção que eu tenho. Mas admito que gostei mais do primeiro filme do que esta continuação. Para começar, a sua primeira parte é terrível em conta da fotografia escura (nas cenas de luta não dá para distinguir o que está acontecendo na tela). Já a segunda parte do filme, quando Holmes e Watson saem de Londres, a trama melhora. E Downey Jr. e Law mostram mais uma vez uma boa química, e o diretor escancara o que já ficou subentendido no primeiro filme (a relação dos dois vai além da amizade?). Em compensação, os personagens femininos não servem pra nada - Rapace como a cigana Simza tá totalmente desnecessária. Mas fiquei surpreso com a ótima cena de ação que se passa na floresta, em que Ritchie cria incríveis efeitos de câmera (acompanhado de uma ótima montagem) que me fez recordar cenas dos últimos filmes de Lars Von Trier (Anticristo e Melancolia). E o diretor parece que deu um recado para Christopher Nolan: se quiser um novo coringa, pense em Robert Downey Jr. Em uma cena, em que o Holmes está com a maquiagem borrada, lembrou demais do trabalho de Heath Ledger.

Nenhum comentário: