domingo, fevereiro 17, 2013

Oscar 2013

Finalmente saiu as indicações ao Oscar 2013, e a Academia surpreendeu ao esnobar os favoritos Ben Affleck (Argo) e Kathryn Bigelow (A Hora Mais Escura), favorecendo Spielberg (Lincoln) se a Academia for conservadora na premiação. Mas não descarto a força de David O. Russel (O Lado Bom da Vida) que conseguiu as principais indicações; e fico feliz pelo reconhecimento do grande Michael Haneke (Amor) que conquistou sozinho 04 indicações. Outros filmes que perderam gás foi o musical Os Miseráveis e o faroeste tarantiano Django Livre. Mas a grande surpresa foi A Indomável Sonhadora, que tomou as vagas nas categorias de direção e atriz. Diante desta situação, pode acontecer de tudo nas categorias de direção, atriz e ator coadjuvante. E fiquei triste pela total ausência de O Cavaleiro das Trevas Ressurge na lista. A Academia não gosta de Nolan mesmo. Abaixo a relação dos indicados ao prêmio máximo de Hollywood.


AMOR
Finalmente a Academia tá fazendo justiça ao lembrar de Michael Haneke, um dos melhores cineastas da Europa no momento. Simbolizando o seu trabalho mais humanista, a Academia deu 05 indicações, sendo super favorito ao Oscar de melhor filme estrangeiro e tem chance de roteiro original, e atriz (Emmanuelle Riva) e adoraria que levasse o de direção.



ARGO
O favorito da crítica foi surpreendidamente esnobada pela Academia ao deixar de fora a indicação de melhor direção. Mas mesmo assim, o filme é o favorito da noite, papando todos os prêmios. Vá entender. Com 07 indicações tem chance de melhor filme, roteiro adaptado, edição, edição de som.



AS AVENTURAS DE PI
Só mesmo Ang Lee para poder levar a tela uma aventura com toque existencialista e agnóstico de uma forma sensível. E com um visual arrebatador, o filme conquistou 11 indicações, podendo ganhar nas categorias de fotografia, trilha sonora, efeitos visuais, mixagem de som.




DJANGO LIVRE
Desde de Kill Bill, Tarantino escolhia um gênero para fazer uma homenagem à sua maneira. E em Dajngo Livre o tema é o western-spaguette e o mestre não vacilou e fez um filmaço. Com 05 indicações, tem grande chance de ganhar nas categorias de roteiro original e ator coadjuvante (Christoph Waltz).



A HORA MAIS ESCURA
O filme mais polêmico da lista. O último filme de Kathryn Bigelow charfuda a caçada a Osama Bin Laden e gerou um mal estar em alguns críticos por fazer apologia as torturas para extrair informações sobre o terrorista. Com 05 indicações e a ausência da diretora na sua categoria, o filme tem chances de melhor atriz para Jessica Chastain.




INDOMÁVEL SONHADORA
A surpresa da lista que tomou de assalto grandes favoritos incluindo a inusitada indicação de melhor direção. Grande sucesso desde do Festival de Sundance foi, com o passar do tempo, ganhando mais boca-boca. Porém o filme deve sair da festa de mãos vazias mesmo com as 04 indicações.






O LADO BOM DA VIDA
Representando o cinema indie, o novo filme do diretor de O Vencedor vem colecionando elogios desde que estreou no Festival de Toronto em especial ao ótimo trabalho do elenco com destaque para um surpreendente Bradley Cooper e a volta de Robert De Niro ao Oscar. Com 08 indicações deve ganhar a de melhor atriz, Jennifer Lawrence.





LINCOLN
O filme que tem o maior número de indicações ao Oscar é por essa estática o favorito da noite, mas pelo histórico de premiações, o filme de Spielberg tem poucas chances. Com 12 indicações, é o favorito de melhor ator (Daniel Day-Lewis), direção (Steven Spielberg), ator coadjuvante (Tommy Lee Jones).








OS MISERÁVEIS
Musical bem recebida pela crítica e a volta do premiado Tom Hooper após a vitória de O Discurso do Rei. Mesmo com esse hype todo o filme não tá indo bem de bilheteria e nas premiações. Com 08 indicações é favorito na categoria atriz coadjuvante (Anne Hathaway), e tem chances de maquiagem, design de produção, mixagem de som.

Um comentário:

samdrade disse...

Meu preferido é Os Miseráveis.