domingo, fevereiro 15, 2015

Oscar 2015

Mal o ano começou e a Academia de Hollywood divulga os indicados do Oscar 2015; e surpresas a parte, os membros da Academia deram crédito a filmes que foram lançados há quase um ano atrás como Boyhood e a surpreendente ascensão de O Grande Hotel Budapeste. No entanto mostraram bastante conservadores (grande novidade!) ao não indicar o ótimo A Garota Exemplar de David Fincher em várias categorias; esnobaram a incrível montagem de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido; e esqueceram a atuação assombrosa de Jake Gyllenhaal. Enquanto isso, o novo filme de Clint Eastwood, Sniper Americano triunfa, e uma pergunta que não quer calar: foi necessária a 19º indicação de Meryl Streep?

BIRDMAN OU A INESPERADA VIRTUDE DA IGNORÂNCIA
De longe a obra mais criativa (o título diz tudo) da lista e uma inesperada surpresa do cineasta mexicano que troca o realismo pelo delírio. Filmado em um único plano-sequência e com ótimas atuações de um elenco sob suspeita (Michael Keaton e Emma Stone), tinha grandes chances de fazer bonito na entrega do Oscar, mas como não ganhou o Globo de Ouro de melhor filme e não foi indicado ao Oscar de melhor montagem, podem pesar contra a sua vitória. Com 09 indicações, tem chance nas categorias de melhor ator e roteiro original.

BOYHOOD: DA INFÂNCIA À JUVENTUDE
O grande favorito ao prêmio máximo, o audacioso projeto de Richard Linklater que foi filmado em 12 anos é uma linda concha de retalhos sobre memórias e relações humanas, e desde que ganhou o Urso de Prata de melhor direção no Festival de Berlim 2014 vem colecionando, com justiça, elogios e prêmios. Com 06 indicações, deve ganhar de melhor filme, direção, atriz coadjuvante, montagem e roteiro original.










O GRANDE HOTEL BUDAPESTE
Um filme que é a cara do seu diretor, Wes Anderson, e que por isso mesmo conseguiu criar um universo tão particular numa bela fábula sobre a amizade. E com um visual arrebatador o filme conseguiu merecidas 09 indicações, e com possibilidade de ganhar o prêmio máximo. Mas o filme tem ótima chance de ganhar o de roteiro original, fotografia, design de produção, figurino e trilha sonora.

O JOGO DA IMITAÇÃO
Ou simplesmente a nova produção da The Weinstein Company (ex-Miramax) para papar Oscar. Mas a biografia de Alan Turing não está gerando esse bafafá todo mesmo saindo vitorioso do Festival de Toronto.Com 08 indicações, deve ganhar de roteiro adaptado.




SELMA
Filme de grande repercussão pelo seu tom politico (as marchas de manifestação presidida por Martin Luther King) mas que a Academia simplesmente só indicou ao premio máximo para não ser chamada de careta, mas não conseguiu...continua conservadora. Uma pena. Com 02 indicações, tem chance de ganhar na categoria de melhor canção.





SNIPER AMERICANO
A grande surpresa que representa o cinema pipoca diante de tantas biografias ou trabalhos mais pessoais. E ainda por cima o novo trabalho de Clint Eastwood está bombando na bilheteria o que pode gerar surpresas na cerimonia. Com 06 indicações, tem chances em categorias técnicas ligada ao som como edição de som e mixagem de som.



A TEORIA DE TUDO
Outra biografia inglesa (ao lado de O Jogo da Imitação) bem convencional e cara de Oscar que concorre ao prêmio máximo. Sem coragem de adentrar aos fatos ocorridos entre o casal Stephen Hawking e Jane, e as descobertas do renomado físico podem afugentar quem espera algum realismo. Com 05 indicações, pode ganhar de melhor ator, roteiro adaptado e trilha sonora.






WHIPLASH - EM BUSCA DA PERFEIÇÃO
Filme sensação do Festival de Sundance 2014, a produção passou no teste do tempo e foi acolhendo ótimas críticas especialmente do seu elenco, em destaque para a poderoso atuação de J. K. Simmons como um professor carrasco. Com 05 indicações, é o favorito para ganhar o de melhor ator coadjuvante e tem chance de levar o de melhor mixagem de som.

Nenhum comentário: