segunda-feira, fevereiro 05, 2018

O Destino de uma Nação

(Darkest Hour, Inglaterra, 2017)
Direção: Joe Wright
Elenco: Gary Oldman, Kristen Scott-Thomas, Ben Mendelsohn, Lily James.

Vivemos em um momento negro da história em total ausência de grandes líderes, Nunca se viu governantes tão impopulares e odiados por ideias descabidas de humanidade como agora. Por isso que vejo o interesse da mídia pelo mítico Winston Churchill, persona fundamental na Segunda Guerra Mundial. E com um grande respeito, o diretor Joe Wright deixa a criatividade tão evidente em seus filmes (Desejo e Reparação; Orgulho e Preconceito) e realiza uma obra apenas correta ao relatar os difíceis primeiros dias de Churchill como primeiro-ministro. Dessa forma, quem acaba brilhando é o elenco, em especial um carismático Gary Oldman que torna a figura simpática mesmo sobre toneladas de uma maquiagem pesada que o torna irreconhecível. E se a fotografia de Bruno Delbonnel sempre envolve os personagens em sombras, a trilha sonora de Dario Marianelli é carregada de grandiloquência. Um tipico exemplo do cinema britânico por natureza: um bom e bonito filme de época.

2 comentários:

Emilio Aguirre disse...

Há ainda o uso de planos pontuais de Churchill sufocado ou cercado por grandes blocos escuros, transformando em imagem o sufocamento e o momento sombrio por qual Winston passa quando se vê encurralado e isolado politicamente. Este filme é um dos melhores do gênero de drama que estreou o ano passado acho que O Conto é um dos melhores filmes de Laura Dern. É impossível não se deixar levar pelo ritmo da historia. Amei o grande elenco do filme, quem fez possível a empatia com os seus personagens em cada uma das situações. Sem dúvida a veria novamente.

Fabrício Veloso disse...

Ainda não conferi O Conto (ou The Tale) mas fiquei muito curioso pela reação que o Festival de Sundance teve sobre o citado filme no qual a Laura Dern arrebenta; pena que a obra foi comprada pela HBO tirando limitando a sua exibição a TV. Obrigado pelo comentário Emílio.