quinta-feira, fevereiro 15, 2018

Oscar 2018

O ano de 2018 já começa com as indicações ao Oscar confirmando a briga imprevisível entre Três Anúncios para um Crime e A Forma da Água para o prêmio máximo (e que poderia esquentar ainda mais se o belo Me Chame Pelo Seu Nome não tivesse perdido fôlego no fim da corrida). Também é importante destacar que a Academia engoliu uma produção da Netflix, e Mudbound - Lágrimas sobre o Mississipi saiu com 04 indicações, um feito inédito para um streaming. Outro feito importante é a indicação (merecida por sinal) de roteiro adaptado para a última franquia X-Men, Logan. Já as decepções começam com a ausência lástima do francês 120 Batimentos por Minuto para filme estrangeiro e a ausência do super badalado Projeto Florida em grandes categorias. Uma pena.

CORRA!
A grande revelação do ano. Passou nos cinemas no meio do ano como não quer nada e com o passar do tempo essa mistura inusitada de comédia com horror conquistou a crítica com a sua inteligente abordagem sobre o racimo velado. E continua uma baita surpresa ver esse filme - atípico - para a Academia - fazer bonito no Oscar. Com 04 indicações, tem chances de ganhar na categoria roteiro original.

O DESTINO DE UMA NAÇÃO
O maior enigma da lista. Diante de tantos filmes bons o que essa obra correta e quadrada esta fazendo aqui? Mais uma vez a Academia faz uma escolha equivocada e extremamente conservadora com as inacreditáveis 06 indicações, só reforçando o favoritismo para o sempre competente Gary Oldman, e com grande chances tambem a de maquiagem (que ajudou e muito no trabalho do Oldman).






DUNKIRK
Não pode faltar o representante do gênero guerra na lista e o novo filme de Christopher Nolan já era super cotado desde a sua estréia. Mesmo que eu considere o menor trabalho dele, o filme merece as indicações técnicas e as boas tomadas de cena. Com 08 indicações, deve brilhar nas categorias técnicas como mixagem de som, edição de som, e edição.



A FORMA DA ÁGUA
Vencedor do Leão de Ouro do Festival de Veneza, a obra-prima de Guillermo del Toro conquistou de vez a critica em mais uma obra que é a sua especialidade: a fantasia. Mas será que a Academia vai se render a uma obra lírica que homenageia o cinema como artifício para falar do preconceito? Esse fator pesa contra a balança para A Forma da Água mas com as 13 indicações conquistadas, o filme pode surpreender e ganhar a de melhor filme, direção, trilha sonora, direção de arte e figurino.

LADY BIRD - HORA DE VOAR
Aquele representante de sempre do cinema indie, eis a estreia da atriz Greta Gerwig que se encontrava em queda em Hollywood mas que soube dar a volta por cima ao conduzir uma obra pessoal sobre a turbulenta relação de uma mãe e filha católicas. Com 05 indicações tem mais chances de ganhar a de atriz coadjuvante (Laurie Metcalf) e roteiro original.



ME CHAME PELO SEU NOME
Um ano atrás, o novo drama romântico de Luca Guadagnino arrebentou em Sundance e desde de sempre cotado para fazer bonito nas premiações. E de se certa forma o filme do produtor brasileiro Rodrigo Teixeira conquistou muitos prêmios mas na reta final o gás acabou. Uma pena mas com 04 indicações é o favorito para ganhar o de roteiro adaptado, um prêmio merecido pelo conjunto da carreira do grande cineasta James Ivory.

THE POST: A GUERRA SECRETA
Mesmo cotado para fazer bonito na noite do Oscar, o novo filme de Spielberg conquistou a indicação máxima - e só! É preciso dizer no que vai dar com as míseras 02 indicações que o filme recebeu? Aproveite a noite produtores e também a indicada pela 21º vez Meryl Streep.






TRAMA FANTASMA
A grande surpresa da lista e uma ótima confirmação que a Academia adora Paul Thomas Anderson, e pelo retrospecto esse grande cineasta merece esse mimo a cada filme. E mesmo que o filme se torne mais famoso por ser o responsável pela saída de cena do grande Daniel Day-Lewis nas telas, a obra arrebentou a boca do balão com as inesperadas 06 indicações e tem chance de levar o de melhor figurino.




TRÊS ANÚNCIOS PARA UM CRIME
Com o empoderamento feminino em alta diante de um número estarrecedor de abusos em Hollywood, o novo filme de Martin McDonagh chegou no momento certo e na hora certa, e ainda de cara tem uma Frances McDomand em um dos seus melhores papéis de sua carreira ao dar vida a uma mãe que luta por justiça. Mesmo sem a surpreendente indicação ao Oscar de melhor direção, o filme recebeu 07 indicações e tem muita força para levar o grande prêmio da noite, além o de melhor atriz, ator coadjuvante para Sam Rockwell, roteiro original e montagem.

Nenhum comentário: