segunda-feira, julho 01, 2019

Um Sonho de Liberdade

(The Shawshank Redemption, EUA, 1994)
Direção: Frank Darabont
Elenco: Tim Robbins, Morgan Freeman, Bob Gunton, William Sandler.

Quando uma obra de um bom narrador, Stephen King, cai nas mãos de um competente cineasta especialista em contar uma boa estória, Frank Darabont, o resultado é um deleite. Não é pra menos que essa união gera ótimos filmes em que o ponto alto é a obra-prima Um Sonho de Liberdade.
Sinpse: Andy Dufresne é jogado na Penitenciária Estadual Shawshank acusado de crime passional e lá faz amizade com vários "colegas" especialmente o malandro gente boa Red.
Com uma gama de personagens, Darabont, entrega um belo roteiro sobre ilusão e especialmente na humanização de pessoas marginalizadas. Em tom quase de fábula mostra a nossa incrível habilidade de se adaptar em qualquer situação mas também aborda a falta de liberdade tanto fora como dentro das grades (afinal devemos seguir a risca as convenções sociais que existe em qualquer lugar). E de plus entrega uma montagem ágil de Richard Francis-Bruce, e a bela fotografia do mestre Roger Deakins. E por fim concede uma atuação magistral do elenco, especialmente de Morgan Freeman numa interpretação contida, calma mas que não esconde a sensação de perder anos de vida na prisão e se sentir necessário apenas nesta realidade.

Nenhum comentário: