quinta-feira, setembro 05, 2019

Sem Destino

(Easy Rider, EUA, 1969)
Direção: Dennis Hopper
Elenco: Peter Fonda, Dennis Hopper, Jack Nicholson, Luke Askew

Sem Destino é um clássico estadunidense que foi lançado no momento em que o cinema dos EUA se distanciava da ilusão escapista hollywoodiana e buscava o realismo mainstream em virtude das mudanças sociais e politicas dos anos 60.
Wyatt e Billy recebem um dinheirão do tráfico de drogas e decidem gastar a grana andando em suas motos sem destino pelas estradas dos EUA.
Com uma linda fotografia do mestre László Kovaács que explora tanto a grande diversidade natural dos EUA como o experimentalismo nas cenas alucinógenas. Não tem como não se empolgar com a ótima seleção de músicas daquela época; uma inteligente escolha pois a obra não tem trilha sonora instrumental. E lógico que a estréia do ator Dennis Hopper na direção realça o trabalho do seu elenco com destaque absoluto para Jack Nicholson à vontade no papel de uma advogado nada convencional. Sem Destino vai além de um bom roadie movie; é uma crônica de um EUA diverso (dos hippies liberais a caipiras raivosos); da busca da liberdade, e por fim um melancólico retrato do fim da contracultura.

Nenhum comentário: